Por Redentoristas Em Obras Sociais

"Amigos do Zippy" no CAS Santo Afonso

O “Amigos do Zippy” é um programa de Educação Emocional reconhecido internacionalmente e aplicado em mais de 25 países, sendo direcionado para crianças de seis a sete anos de idade, com qualquer aptidão. Ele ensina aos pequenos a lidarem com as dificuldades do dia a dia, a identificarem seus sentimentos e conversarem sobre eles, e a explorarem maneiras de lidar com esses sentimentos. Incentiva-os também a interagir com outras pessoas de maneira saudável e a buscar e oferecer apoio quando necessário, a pensar por si mesmos, estimulando um comportamento solidário e expandindo sua capacidade emocional e social.

 Para tanto, o CAS Santo Afonso mediante uma parceria social firmada em 2012, com a ASEC – Associação de Saúde Emocional da Criança, iniciou no último dia 27 de fevereiro o programa Amigos do Zippy, com crianças de 3 6 à 9 anos, tendo como tutora a responsável técnica Assistente Social Valéria Garcia e facilitadora, a monitora Carolina Paschoal, que desenvolverá ao longo do ano o programa junto aos usuários do CAS Sto Afonso.

Ambas inicialmente, receberam o treinamento fornecido pela ASEC – Associação de Saúde Emocional da Criança, para o desenvolvimento dos primeiros módulos, sendo que este continuará ao longo do ano, para subsídios técnicos para aplicação dos demais módulos que compreendem:

Módulo 1 – Sentimentos

As crianças começam analisando sentimentos − tristeza, alegria, raiva, ciúme e nervosismo. Elas praticam dizer como se sentem em diferentes situações e buscam maneiras de se sentir melhor.

Módulo 2 – Comunicação

Este módulo ensina as crianças a se comunicarem de maneira eficaz: elas aprendem a ouvir os outros e também a pedir ajuda e dizer o que desejam dizer, mesmo em situações difíceis. Crianças caladas geralmente “se abrem” nessas sessões e aprendem a se expressar de modo mais livre.

Módulo 3 – Começando e interrompendo relacionamentos

Aqui as crianças aprendem sobre amizade: como fazer e conservar amigos e como lidar com solidão e rejeição. Exercitam pedidos de desculpas e formas de fazer as pazes com um amigo depois de uma briga.

Módulo 4 – Resolução de conflitos

Neste módulo as crianças aprendem maneiras de resolver conflitos. O módulo aborda, em particular, a questão de intimidação e ameaças (bullying) e o que devem fazer quando elas ou outras crianças são ameaçadas. Os professores comentam que as crianças tornam-se rapidamente muito mais capacitadas a resolver suas diferenças à medida que vivenciam as atividades deste módulo.

Módulo 5 – Lidando com mudanças e perdas

Este módulo trata de como lidar com mudanças, tanto grandes quanto pequenas. A maior mudança de todas é quando alguém morre. Embora os adultos constantemente achem a morte um assunto muito difícil de ser discutido, isso raramente acontece entre crianças pequenas. Elas recebem muito bem a oportunidade de falar abertamente a respeito de um tópico que se tornou tabu para muitos adultos.

Módulo 6 – Nós sabemos lidar com as dificuldades

O módulo final desenvolve o discernimento para reconhecer se situações podem ou não ser mudadas e reforça tudo o que as crianças aprenderam, ampliando as possibilidades de enfrentar situações difíceis, de ajudar os outros e de se adaptar a novas condições.

 Amigos do Zippy não diz às crianças o que elas devem fazer. Não há afirmações como: “Esta solução é boa e aquela é ruim”. Em vez disso, o programa encoraja as crianças a explorarem alternativas, a analisarem consequências e a pensarem por si mesmas.

 A equipe do CAS Santo Afonso acredita e se empenhará para atingir os resultados do programa, pois percebe uma realidade social onde sua contribuição na inclusão social dos usuários, será efetiva.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.