Por Redação A12 Em Obras Sociais

CAS Antônio Borges realiza Solenidade de Entronização do Patrono

No ultimo dia 14 o Centro de Assistência Social realizou uma Solenidade de Entronização do nosso Patrono Pe. Antônio Borges, com o objetivo de homenagear aquele que com grande amor e carinho sonhou e idealizou a construção do Seminário Santíssimo Redentor, hoje sede do CAS. Padre Antônio Borges de Souza passa a emprestar oficialmente seu nome ao nosso Centro de Assistência Social.

A solenidade contou com a presença de varias autoridades, entre elas o representante do Prefeito Municipal de Sacramento, Doutor Bruno Scalon Cordeiro, o Superintendente Municipal de Governo, Adriano Magnabosco, para contar um pouco da vida e obra do missionário Pe. Antônio Borges de Souza, o redentorista Pe. Luiz Carlos de Oliveira e ainda o Diretor dos Projetos Sociais da Congregação do Santíssimo Redentor, Pe. Jadir Teixeira da Silva e vários convidados entre eles: alguns Oblatas Redentoristas, usuários dos projetos e seus familiares, colaboradores, profissionais da imprensa e comerciantes.

Para o descerramento do quadro do nosso patrono Pe. Antonio Borges, convidamos o Superintendente Municipal de Governo, Adriano Magnabosco e o Diretor dos Projetos Sociais da Congregação do Santíssimo Redentor, Pe. Jadir Teixeira da Silva.

Os Hinos Nacional, de Sacramento e de Santo Afonso foram tocados e cantados pelos usuários do Projeto Semear, juntamente com o Monitor de Musica Josimar Silva de Oliveira.

A solenidade foi encerrada com um coquetel para as autoridades presentes e alguns convidados.

 

 Biografia:

Padre Antônio Borges de Souza nasceu na fazenda Borá, em Sacramento-MG, no dia 7 de Setembro de 1921. Filho de Claudionor Alves de Souza e Dulcina Borges de Souza passou pela primeira formação seminarística Seminário Santo Afonso em Aparecida – SP.

Desde o começo era um jovem piedoso ,simples, humilde, discreto e cumpridor dos seus deveres com toda exatidão, a ponto de sempre ter sido considerado santo pelos companheiros.

Entrou para o noviciado em Pindamonhangaba, realizou os estudos de filosofia e teologia no Seminário Santa Terezinha de Tietê, em São Paulo, onde foi ordenado sacerdote por Dom José Carlos de Aguirre, Bispo de Sorocaba, em 1947.

Começou a vida apostólica como professor no Seminário Santo Afonso e em 1949 foi transferido para o Seminário São José, em Goiânia-GO. Sua existência foi uma constante alternância entre casas de formação da província, algumas paroquias onde foi pároco ou coadjutor, períodos de participação nas equipes missionarias e atuações nos Santuários de Trindade-GO e Aparecida – SP.

Entre suas tantas atividades não pode deixar de ser lembrada a Diretoria e construção do Seminário Santíssimo Redentor, no bairro do Rosário, em Sacramento-MG, sua terra natal. Ele era, ao mesmo tempo, o responsável pela formação dos seminaristas, o arrecadador de recursos para a construção e o dirigente das obras. Tudo isso além da intensa atividade missionaria nas capelas rurais da região.

Por alguns anos sua dedicação pastoral esteve centrada na construção do Reino de Deus na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia.

Mesmo com tantas atividades pastorais, Padre Antônio Borges era homem de oração. Não era home de perder tempo. Além das orações próprias de um sacerdote, todo tempo livre que tinha corria para conversar com Jesus e com Maria. Todos os dias passava horas diante do Sacrário e rezava diariamente pelo menos doze terços.

Viveu seus últimos anos em Trindade-GO e em 2007 celebrou 60 anos de ordenação presbiteral.

Sofreu um acidente na escadaria da Igreja do Santíssimo Redentor no dia 21 de Maio de 2011. Em Estado de coma, esteve na UTI do Hospital Neurológico de Goiânia ate o dia 3 de Junho do mesmo ano, quando faleceu.

Suas exéquias foram em Trindade e seu sepultamento na Igreja do Santíssimo Redentor, por ele construída.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.