Por Ivan Nogueira Em Obras Sociais

CAS Santíssimo Redentor promove momento cultural no Sítio do Pica-Pau Amarelo em Taubaté

Redação CAS Santíssimo Redentor

No dia 02 de Junho de 2013, o CAS Santíssimo Redentor, de Aparecida, promoveu junto ao grupo de adolescentes, um momento de lazer, socialização e cultura literária no Sítio do Pica-Pau Amarelo, na cidade de Taubaté.

No local, os adolescentes puderam entrar em contato com o mundo da fantasia e do faz-de-conta, além de adquirem conhecimento cultural e, estímulo à leitura.

Em 1921, Monteiro Lobato lança uma de suas mais célebres criações, o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, com a publicação de “A menina do narizinho arrebitado”. Com o sítio, ele torna-se o pai da literatura infanto-juvenil brasileira, inaugurando esse gênero moderno por essência, que pressupõe uma visão das crianças e adolescentes como leitores inteligentes, que exigem uma literatura distinta da produzida para os adultos.

 Neste passeio, conseguimos resgatar a cultura e reavivar valores esquecidos por esta nova geração, que é marcada pela internet como principal instrumento de pesquisa, conhecimento e entretenimento, deixando de lado, por vezes, os valiosos livros. Desta forma, foi possível tornar viva a identidade brasileira, através da apresentação de uma de suas raízes, as lendas folclóricas.

Além disso, pudemos trabalhar conteúdos socioeducativos importantes na atuação direta a essa demanda, como conhecer os brinquedos e brincadeiras dos tempos dos avós, identificando os costumes da época e, o respeito pelos idosos; incentivar a recontagem de histórias, produzindo ideias divergentes, além da exploração de um espaço de integração do grupo os demais a volta.

Após todo o percurso pelo sítio, o grupo pôde desfrutar do espaço verde ficaram a vontade, jogando bola, correndo, brincando e rindo muito!

Foi uma tarde inesquecível!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ivan Nogueira, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.