Por Redentoristas Em Obras Sociais

CAS São Clemente realiza Palestra sobre o envelhecimento e direito do Idoso

Obras - Palestra sobre Envelhecimento e Direito do IdosoA proposta para a Reunião Socioeducativa do mês de Setembro, realizada no dia 19, se deu em virtude da aproximação do Dia do Idoso, que no Brasil é comemorado em 01 de Outubro. Pensando na importância do tema e de orientações mais direcionadas para tal público, a Assistente Social Joyce Jacunas do Núcleo de Convivência para Idosos – Irmã Suzane Cros, foi convidada pela equipe técnica do CAS São Clemente para ministrar palestra sobre oEnvelhecimento e Direitos do Idoso. A reunião contou com a presença de 44 participantes, incluindo beneficiários do Projeto SOS Família e integrantes da comunidade.

Para iniciar as atividades, a equipe psicossocial do CAS São Clemente realizou a Dinâmica dos Problemas que teve por objetivo levar a reflexão sobre a importância do idoso na sociedade e o entendimento da família sobre a velhice. Esta contou com a participação de alguns presentes, que encheram uma bexiga cada e brincaram com ela jogando-a para cima sem deixá-la cair no chão. Aos poucos as pessoas foram saindo da dinâmica um a um, sobrando ao fim somente um componente tentando, sem sucesso, suspender todas as bexigas no ar. Então, a Psicóloga Luciana Oliveira perguntou para a participante que restou qual foi seu sentimento quando percebeu que estava ficando sobrecarregada, e ao grupo questionou quanto à sensação de saírem deixando a companheira sozinha. Após as colocações, a equipe trouxe para a realidade do idoso, onde, este, antes cuidador, na velhice precisa ser cuidado, e em muitos casos as famílias não dispõem de tempo, recursos financeiros ou paciência para proporcionar a atenção necessária a ser dispensada. A dinâmica foi finalizada com a leitura do poema “Ser Idoso” de Maria Dionézia Santos da Silva.

Sobre a temática, a palestrante iniciou explicando o que é envelhecimento e quem é considerado idoso no Brasil, uma vez que este número vem crescendo de forma gradativa e, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS estima-se que no ano de 2030 haja 78 idosos para cada 100 jovens. Também trouxe informações sobre fatores que possibilitam o envelhecimento, onde no século XX a média de vida era de 33 anos e nos dias atuais está em 73 anos de idade.

Quanto aos serviços de atendimento ao idoso em funcionamento em São Paulo, apresentou dados de 97 Núcleos de Convivência para  Idosos – NCI, sendo um em Cidade Tiradentes, 01 Centro de Referência e Cidadania do Idoso – CRECI, 01 Alimentação à Domicilio, 08 Institutos de Longa Permanência para a Pessoa Idosa- ILPI e 06 Centros de Acolhida. Foram apresentados dados preocupantes em relação à grande população de idosos na cidade de São Paulo, onde 6.311 são residentes de Cidade Tiradentes e apenas 100 idosos deste bairro são atendidos pela SMADS para algum tipo de serviço específico. Além disso, a palestrante também reforçou informações referentes a benefícios sociais como Benefício de Prestação Continuada, Programas de Transferência de Renda e direitos pautados no Estatuto do Idoso e Constituição Federal.

De modo geral, a reunião foi produtiva e de interesse comum, pois, toda família tem ou terá um dia convivência com um idoso. Este por sua vez, sofre muito preconceito da sociedade e frequentemente tem-se visto na mídia o descaso da população que um dia também passará por esta fase inevitável.

Ao final da palestra foi realizada confraternização juntamente com a comemoração dos aniversariantes do mês e entrega de convites para peças teatrais no CEU Inácio Monteiro a todos os participantes interessados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.