Por Regimeire Campos Em Obras Sociais

CASSC comemora o dia da Consciência Negra

cassc_comemora_o_dia_da_consciencia_negra_17

CASSC comemora o dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20, a equipe do CASSC preparou uma atividade especial, a qual foi realizada no dia 22 de Novembro nos períodos manhã e tarde junto aos participantes do Programa Semear.

Com o objetivo de abordar a questão do respeito às diferenças, a Pedagoga Aline iniciou o dia acolhendo os participantes com uma contação de história denominada “A terra dos meninos diferentes”, auxiliada pelo Monitor de Artes Willian, o qual instrumentalizou a contação ao som do violão. Em seguida a Assistente Social Rose conduziu uma palestra com o tema “Somos todos iguais”, considerando as diferentes características físicas de cada ser humano, mas a igualdade enquanto cidadãos de direitos e deveres. Em sua explanação, levou os participantes a reflexão sobre a importância da cultura do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Fez menção a diversas heranças africanas presentes no dia a dia dos brasileiros, como a feijoada, o samba, a capoeira, a canjica, a paçoca, brincadeiras de pega-pega, corda, dentre outros. Resgatou aspectos da história da escravidão no Brasil e o motivo pelo qual se celebra hoje o Dia da Consciência Negra.

Para contextualizar ainda mais a data, foi realizada com as meninas uma oficina de turbante e com os meninos oficina de colares e pulseiras com sementes de açaí. Para aprender se divertindo nossas crianças e adolescentes foram presenteados com revistas coquetel, doadas pelo Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial de Cidade Tiradentes. O dia foi encerrado com uma roda de músicas afrodescendentes, fechando com chave de ouro esse dia enriquecedor, o qual trouxe muito aprendizado aos nossos beneficiários.

Regimeire Campos

Coordenadora

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Regimeire Campos, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.