CAS Santíssimo Redentor - Aparecida/SP
Falando um pouquinho sobre os Grupos Socioeducativos...
O Centro de Assistência Social Santíssimo Redentor investiu bastante nos grupos socioeducativos durante o mês de junho, buscando com isso despertar para o exercício da convivência social, a troca de informação e a reflexão sobre temas de interesse dos usuários.
Trata-se de encontros mensais realizados por profissionais de referencia do grupo (assistente social e psicóloga) com pessoas que vivenciam questões de interesses comuns e que são compartilhadas e refletidas coletivamente.
O Projeto SOS Família reuniu 48 participantes e o tema do mês foi “Relações Familiares”. Utilizou-se de subgrupos que através da construção de cartazes, permitiu às participantes expressarem suas vivências e as modificações observadas ao longo dos tempos, trazendo as conclusões para plenária.
O Projeto Vida Ativa reuniu 13 idosos para relembrar a história e as tradições da cidade de Aparecida. O tema do mês foi “Túnel do tempo 2” e o palestrante foi o Professor Luiz Antônio de Moura, morador da cidade do Potim, que fez um resgate desde a fundação da cidade marcada pela devoção à imagem de Nossa Senhora Aparecida, a vinda dos Missionários Redentoristas e a forte expressão cultural diretamente ligada ao turismo religioso. Foi um momento muito rico de troca de informações, debatendo inclusive os obstáculos para o progresso do município.
Os encontros do Projeto SEMEAR reuniram 20adolescentes e tiveram como temática a “Adolescência”. O tema foi uma solicitação do próprio grupo e foi trabalhado de forma lúdica com oportunidade de expressarem seus medos, angústias, dúvidas com relação às mudanças físicas e emocionais que estão vivenciando.
A “Roda de conversa” é outro grupo que se reúne mensalmente e o assunto discutido no mês de junho foi “Estresse”. Conhecer suas causas e sintomas é de fundamental importância para aprendermos a lidar com ele.
Desta forma o CAS Santíssimo Redentor reforça o seu compromisso de realizar um trabalho com base nos valores fundamentais da família; com temas atuais e de interesse dos usuários. Os grupos possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo desta forma nas experiências relatadas, alternativas para seu enfrentamento.
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”
Augusto Cury
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.