Para reduzir os impactos negativos, potencializados pela ausência escolar durante a Pandemia, no desenvolvimento e alfabetização de crianças e adolescentes, a equipe técnica do CAS Santíssimo Redentor (Aparecida/SP) traçou estratégias para trabalhar em conjunto com as famílias.
De acordo com a psicóloga Michele Freitas, seja os prejuízos emocionais ou pedagógicos, todas as crianças e adolescentes apresentaram alguma defasagem. “A gente observou isso nas oficinas e através dos pais que vem relatando as dificuldades em conseguir ajudá-las em casa. Então decidimos nos encontrar, semanalmente com estes pais, para começar a trabalhar a sensibilização e conscientização da importância da participação deles no processo de aprendizagem e no desenvolvimento socioemocional dos filhos”.
Uma sondagem pedagógica aplicada no início do ano, mostrou uma grande defasagem e prejuízos no nível de aprendizagem das crianças, principalmente nas menores, que saltaram da Educação Infantil para o Fundamental 1. “O objetivo dos encontros com os responsáveis é propor estratégias de atividades entre pais e filhos, para eles aprenderem juntos. Além de também estarmos fazendo um acompanhamento individual com as crianças, para estimular o aprendizado de uma forma lúdica, brincando e jogando”, relatou a pedagoga Renata Guimarães.
Para a Mayara Helen, mãe do beneficiário Davi Antônio, de seis anos, o período de aula remota foi bem difícil, pois ele não via sentido em estudar se não estava indo para a escola. “Os professores da escola me contam que ele tem dificuldade de concentração, e aqui no CAS ele gosta de vir, não gosta de faltar. Eu acho que juntos nós vamos conseguir ajuda-lo bastante em relação aos estudos”.
A Thaís Telli, mãe da Rafaela Telli, de nove anos, contou que o isolamento social potencializou as dificuldades que a filha já tinha. “Vir para o CAS é um estímulo para ela. Na escola ela acha que é muito conteúdo e cobrança, e aqui ela fala que aprende muitas coisas na brincadeira. Estou bem confiante com esses encontros, já vejo resultado nela desde que começou a frequentar o CAS, está mais comunicativa, com vontade de fazer as coisas e fica feliz quando aprende algo novo”.
A família cresceu! Agora somos 13 CAS
Conheça os quatro Centros de Assistência Social que foram integrados às Obras Sociais Redentoristas!
Obra Social Redentorista realiza 1º Encontro de Formação com Coordenadores
Capacitação de três dias envolveu as lideranças dos 13 Centros de Assistência Social, em Aparecida (SP).
CAS participa do programa “Fortes na Fé” da TV Aparecida
Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., e Márcia Castro falam sobre a missão das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.