Camila Abreu
Notícias

CAS de Aparecida oferece apoio pedagógico para crianças

Iniciativa une pedagoga, psicóloga e famílias para preencher lacunas deixadas pela Pandemia

Escrito por Obras Sociais Redentoristas

20 ABR 2022 - 01H04 (Atualizada em 26 ABR 2022 - 15H27)


Camila Abreu
Camila Abreu
Psicóloga Michele no encontro com as mães Mayara e Taís

Para reduzir os impactos negativos, potencializados pela ausência escolar durante a Pandemia, no desenvolvimento e alfabetização de crianças e adolescentes, a equipe técnica do CAS Santíssimo Redentor (Aparecida/SP) traçou estratégias para trabalhar em conjunto com as famílias.

De acordo com a psicóloga Michele Freitas, seja os prejuízos emocionais ou pedagógicos, todas as crianças e adolescentes apresentaram alguma defasagem. “A gente observou isso nas oficinas e através dos pais que vem relatando as dificuldades em conseguir ajudá-las em casa. Então decidimos nos encontrar, semanalmente com estes pais, para começar a trabalhar a sensibilização e conscientização da importância da participação deles no processo de aprendizagem e no desenvolvimento socioemocional dos filhos”.

Uma sondagem pedagógica aplicada no início do ano, mostrou uma grande defasagem e prejuízos no nível de aprendizagem das crianças, principalmente nas menores, que saltaram da Educação Infantil para o Fundamental 1. “O objetivo dos encontros com os responsáveis é propor estratégias de atividades entre pais e filhos, para eles aprenderem juntos. Além de também estarmos fazendo um acompanhamento individual com as crianças, para estimular o aprendizado de uma forma lúdica, brincando e jogando”, relatou a pedagoga Renata Guimarães. 

Camila Abreu
Camila Abreu
Pedagoga Renata durante oficina com as crianças


Para a Mayara Helen, mãe do beneficiário Davi Antônio, de seis anos, o período de aula remota foi bem difícil, pois ele não via sentido em estudar se não estava indo para a escola. “Os professores da escola me contam que ele tem dificuldade de concentração, e aqui no CAS ele gosta de vir, não gosta de faltar. Eu acho que juntos nós vamos conseguir ajuda-lo bastante em relação aos estudos”.

A Thaís Telli, mãe da Rafaela Telli, de nove anos, contou que o isolamento social potencializou as dificuldades que a filha já tinha. “Vir para o CAS é um estímulo para ela. Na escola ela acha que é muito conteúdo e cobrança, e aqui ela fala que aprende muitas coisas na brincadeira. Estou bem confiante com esses encontros, já vejo resultado nela desde que começou a frequentar o CAS, está mais comunicativa, com vontade de fazer as coisas e fica feliz quando aprende algo novo”. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Obras Sociais Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...