CAS debate assuntos importantes para a vida em sociedade
Ações em maio foram voltadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Uma das missões do CAS (Centro de Assistência Social) é conscientizar os beneficiários sobre assuntos importantes, como cidadania, direitos e deveres que contribuem para a vida e formação do indivíduo. Por isso, muitos dos temas que são abordados nas atividades diárias são embasados nas datas comemorativas do mês.
Em maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18, norteou grande parte das ações realizadas nas oficinas e reuniões socioeducativas.
Com base na campanha “Faça Bonito” que faz menção a data, foram realizadas rodas de conversas, passeata, abordagem nas ruas, acolhida com diálogo e Reunião Socioeducativa para abordar o tema com todos os beneficiários, de crianças a idosos.
No CAS Santíssimo Redentor, em Aparecida/SP, além de uma ação de conscientização nas ruas, realizada por grupos dos programas Semear e Inclusão Jovem, houve também uma Reunião Socioeducativa em parceria com o Conselho Tutelar, CEMOF - Centro de Especialidades Médicas e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). “Nós trabalhamos na conscientização e prevenção desses casos que infelizmente cresceram mais de 30% somente neste ano. O objetivo é instruir as crianças para que elas consigam identificar comportamentos abusivos, e chamar a atenção de educadores e pais para compreenderem os sinais das crianças que estão passando por esta situação”, explicou a Coordenadora do CREAS, Natália Mascarini.
Para encerrar as ações realizadas durante todo o mês, em parceria com a Prefeitura de Sacramento/MG, o CAS Pe. Antônio Borges participou de uma passeata, com a presença da Fanfarra CASPAB, além de uma apresentação cultural ao final do evento.
A Campanha acabou, mas a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes precisa continuar.
“Faça Bonito”. Não se cale, denuncie!
Ligue 100 para o Direitos Humanos (ligação anônima), ou procure o Conselho Tutelar da sua cidade.

Obras Sociais reforçam os valores familiares no Mês da Família
Seja de forma individual ou coletiva, o Dia das Mães e o Dia da Família movimentaram as atividades propostas pelos educadores e equipe técnica das Obras Sociais Redentoristas.

CAS de Aparecida oferece apoio pedagógico para crianças
Para reduzir os impactos negativos, potencializados pela ausência escolar durante a Pandemia, no desenvolvimento e alfabetização de crianças e adolescentes, a equipe técnica do CAS Santíssimo Redentor (Aparecida/SP) traçou estratégias para trabalhar em conjunto com as famílias.

Obra Social completa 18 anos em Sacramento/MG
Fundado em 2004, o CAS Pe. Antônio Borges dispõe de 19 profissionais preparados para oferecer oficinas de dança, música, informática, artesanato, entre outras atividades.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.