A VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorreu no último dia 22 de novembro, teve como objetivo a participação da sociedade e das crianças e adolescentes na construção de propostas voltadas para a proteção integral dos mesmos nas políticas públicas, de modo a garantir a promoção e protagonismo social.
O evento contou com a presença do poder público, entidades, as quais quatro delas realizaram apresentação cultural, mostrando os trabalhos desenvolvidos.
A obra social redentorista apresentou a todos a coreografia/dança ensaiada pela monitora de dança Renata com a música “Sonhar”, que tem como letra não desistir dos sonhos, retirando aplausos, animação e sorrisos do público. Após, em sequência, foi aberta a palestra com Professor Delnério, com tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. Após sua palestra, foi dividido o público presente pelos eixos temáticos de reflexão, que seriam discutidas e levantadas as propostas, os quais são:
- Eixo 1 - Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
- Eixo 2 - Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
- Eixo 3 - Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
- Eixo 4 - Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
- Eixo 5 - Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.
As crianças e adolescentes e demais participantes da conferência, durante intervalo, puderam desfrutar de um lanche, além de criar novos laços e interagir com os demais que estavam no local. Após as reflexões e propostas construídas nos eixos de cada grupo, retornou-se ao local principal, sendo apresentado cada proposta dos eixos para a plenária, sendo aprovados. Deu-se abertura para aqueles que tinham interesse de representar São João da Boa Vista na conferência estadual, e, desta forma, algumas crianças e adolescentes se candidataram e realizaram a frente seu discurso. Uma adolescente do CAS Perpétuo Socorro foi eleita delegada e irá representar a cidade na conferência estadual. Uma criança da obra foi eleita suplente e a monitora de atividades pedagógicas também foi eleita delegada na sua categoria para representar a cidade.
A participação na conferência foi de suma importância para dar voz aos mesmos e além disso criar um espaço de discussão, reflexão e participação deste público, podendo auxiliá-los na busca da garantia de seus direitos.
1/19
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.