Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o CAS Perpétuo Socorro realizou no dia 08 de março de 2019 o “Dia da Beleza” com as beneficiárias da Oficina da Memória do Programa Vida Ativa. O objetivo foi proporcionar um momento de cuidado e promoção da autoestima, já que muitas das beneficiárias relatam que se preocupam predominantemente com as tarefas diárias e com os familiares e acabam deixando de se cuidar, fator que acaba gerando sentimentos de baixa autoestima e desvalorização.
O dia diferenciado foi introduzido com um vídeo da psicóloga Gislene Isquierdo, que tratava sobre a importância da autoestima na vida das pessoas e os hábitos que podem eleva-la, sendo realizada uma breve discussão ao final. Logo após, as beneficiárias puderam fazer as unhas, arrumar os cabelos, fazer maquiagem e ainda receberam uma esfoliação com massagem nos pés.
A proposta envolveu também crianças e adolescentes do Programa Semear que foram convidadas para ajudar com as atividades, auxiliando nos cuidados com as unhas das mãos e esfoliação dos pés, proporcionadas as idosas. Este momento foi muito rico, pois enquanto as crianças ajudavam, puderam conversar sobre diversos assuntos com as idosas de maneira descontraída, havendo interesse de ambas as partes sobre os assuntos tratados, transformando a atividade em um momento de troca e experiências intergeracionais. Tais práticas se fazem importantes para transmissão de conhecimentos e vivências dos idosos às demais gerações, no sentido da preservação da memória e da identidade culturais.
Além deste momento de autocuidado, desde o início do mês nas atividades da oficina foram abordadas questões pertinentes à luta das mulheres, sendo discutidos assuntos como violência contra a mulher, desigualdades de gênero, situações de abuso, entre outros, buscando problematizar o lugar da mulher na sociedade e promover reflexões sobre o espaço que elas historicamente já conquistaram e o que ainda falta alcançarem neste âmbito.
Ao final, diversas beneficiárias expressaram o quanto se sentiram bem com os momentos proporcionados e o relato das mesmas demonstrou que atividades diferenciadas e eventos deste tipo são de extrema importância para valorizar e fazer com que se sintam bem consigo mesmas e importantes para toda a sociedade. As crianças e adolescentes também saíram muito satisfeitos em poderem oferecer ajuda e por se sentirem importantes e valorizados.
As beneficiárias do Programa SOS Família, também tiveram atividades voltadas à valorização da mulher. Na oficina de artesanato, houve palestra desenvolvida por Semiramis Lins, sendo que a palestrante trouxe sua história de vida, com o objetivo motivacional e inspirador para as mulheres.
A palestrante abordou ainda formas de como a mulher se valorizar e se “mimar” com simples gestos que podem mudar o dia como o abraço, afeto e ter um tempo só para si.
A felicidade, como tratado pela palestrante, não necessariamente está ligada ao sentimento afetivo ou à uma conquista. A felicidade pode ser motivada individualmente com simples gestos de autocuidado e carinho com si mesmo podendo ser exercitado diariamente.
Nos grupos psicossociais, além das atividades que despertaram reflexões sobre a importância da mulher, houve atividades práticas, tais como: corte de cabelo, escova, designer de sobrancelhas, limpeza de pele com argila medicinal verde, maquiagem, tudo isso, contou com a participação de voluntárias sendo estas: Lucinéia (filha de uma beneficiária do Programa Vida Ativa) e Angélica (beneficiária do Programa SOS Família). Houve ainda sorteio de brindes, sendo estes: cosméticos da Contém 1g, vários e vouchers da Embelleze (para corte, pintura, escovação de cabelo, designer de sobrancelhas, entre outros).
O dia da beleza teve como intuito fortalecer a autoestima e relações sociais das beneficiarias e oportunizar momentos de descontração, enquanto recebem um cuidado especial e conversam sobre diversos assuntos. Pôde-se notar o quanto é importante à realização de atividades como estas colaborando para valorização, proporcionando momentos agradáveis para todas.
Cláudia Simões – pedagoga
Laurie de Paula – Educadora Social
Vânia Martins – Coordenadora
1/11
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.