Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 26 MAR 2018 - 09H45

Centro de Assistência Social em São Paulo relembra a história de São Clemente

No dia 15 de Março é celebrada pelos Missionários Redentoristas a memória de São Clemente Maria Hofbauer.

São Clemente Nasceu no dia 26 de dezembro de 1751, em Tasswitz, Morávia. Sua família era numerosa, e ele foi o nono filho dos doze nascidos da união de Maria e Paulo Hofbauer, seus pais. Desde muito cedo Clemente tinha o desejo de se consagrar a vida cristã, porém tinha dificuldades nos estudos. Aos 29 anos depois de ser padeiro em três lugares, entrou para a universidade de Viena para os estudos de Filosofia e Teologia. Ao longo de sua vida fez várias peregrinações a Roma e, na terceira delas, em 1784, entrou para a Congregação dos Missionários Redentoristas e a seu nome adicionou o de Maria. São Clemente foi ordenado Sacerdote em 1785. Como missionário, trabalhou com os pobres e mais necessitados, construiu escolas e orfanatos. São Clemente faleceu em 15 de Março de 1820, em Viena, na Áustria. É considerado o segundo fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, e graças a ele esta pode-se espalhar por todo o mundo.

São Clemente Hofbauer foi beatificado no dia 29 de janeiro de 1888 pelo Papa Leão XII. Foi canonizado com santo da Igreja Católica dia 20 de maio de 1909. Em 1914, o Papa Pio X concedeu-lhe o título de Apóstolo e Patrono de Viena.

Durante sua trajetória São Clemente desempenhou um papel muito importante de evangelização e serviço. Este Santo não fez muitos milagres, não teve visões, foi simplesmente um homem que serviu o povo de Deus, dedicou-se a muitas pessoas, atraindo-as a vida cristã.

Na Província de São Paulo uma das Obras Sociais Redentoristas traz São Clemente como seu Patrono buscando manter viva sua memória por meio de ações e incentivo a famílias em situação de Vulnerabilidade Social.

O Centro de Assistência Social São Clemente, desenvolve na cidade de São Paulo, no Distrito de Cidade Tiradentes os Programas Semear que atende 80 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, de segunda a sexta-feira no contra turno escolar, e o Programa SOS Família o qual acompanha cerca de 120 famílias carentes da região.

De fato, o importante papel de evangelização e entrega aos mais necessitados, desempenhado por São Clemente durante sua trajetória, norteia esse trabalho, sendo esse humanizado e sensível às necessidades daqueles que procuram o CASSC.

No mês de março (14), a fim de contextualizar aos beneficiários do CASSC a importância de São Clemente para a Congregação e para o serviço do qual fazem parte, foi convidado um Padre Redentorista que reside em Cidade Tiradentes, Padre Jorge Paulo da Silva Sampaio, para palestrar sobre a história de Clemente e aspectos de sua vida Cristã. Ao final de ambos os períodos, manhã e tarde, os beneficiários puderam confraternizar em nome de São Clemente Maria Hofbauer.

Regimeire Maria de Siqueira Campos
Coordenadora

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...