Por Mariana Sagossi Em Notícias Atualizada em 24 JUN 2020 - 12H00

Isolamento social em família: como lidar?

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) chegou e mudou a vida e rotina de milhares de pessoas no país. A doença que se espalhou pelo mundo nos colocou em uma situação nunca vivida antes: o isolamento social.

Seguir as recomendações de ficar em casa e manter a distância social é essencial. Porém, para muitas famílias não está sendo fácil. Tudo isso vem causando, especialmente nos cuidadores, pais, avós, um esgotamento físico e emocional muito grande.

Segundo a psicóloga Gabriela, do CAS Copiosa Redenção, esse esgotamento é devido à mudança repentina de rotina e a falta de tempo para recarregar as energias.


Psicóloga Gabriela do CAS Copiosa Redenção.


“No nosso dia a dia normal, nós temos várias fontes diferentes para recarregarmos as energias, os filhos vão para a escola, vamos à casa de amigos, podemos sair de casa com as crianças, e isso acaba nos renovando. Na situação atual, essas alternativas foram tiradas das famílias, causando mais cansaço, estresse e ansiedade”.

Diante do momento atual e das diferentes notícias sobre o que fazer, aumento nos números de casos e mortes causadas pela pandemia, precisamos nos lembrar de cuidar da nossa saúde mental.

Para que o isolamento social familiar fique mais fácil, separamos algumas dicas. Confira abaixo:

Converse com seus filhos: sente com as crianças e adolescente, principalmente com os mais novos, e explique o que está acontecendo. Reforce que as regras de higiene serão outras neste momento. Isso faz com que eles colaborem mais, ficando mais fácil que lavem as mãos e usem as máscaras;

Faça uma reunião em família: sente com todos os integrantes da família e pergunte de que maneira cada um pode colaborar com a rotina da casa, com a limpeza, comida, cuidados;

Tenha um momento para você: separe alguma hora do dia para ficar sozinho, sem ter que cuidar da casa ou dos filhos. Leia um livro, escute uma música que você goste, tenha seu momento. Pois, só assim você vai conseguir respirar fundo, repor as energias e dar continuidade nas tarefas que faltam;

Estimule as crianças a gastarem energia: faça com eles brincadeiras que gastem energia como: morto-vivo, amarelinha, caça ao tesouro, etc. Dessa maneira, as crianças estarão ocupadas e ficarão menos irritadas, tornando a dinâmica familiar um pouco mais leve e fácil.

Acesse o nosso Facebook e confira o  vídeo completo com as dicas.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mariana Sagossi, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...