Por Obras Sociais Redentoristas Em Notícias Atualizada em 03 ABR 2019 - 15H17

Manhã de atividades homenageia mulheres em seu dia em Sacramento

No Dia Internacional da Mulher – 8 de março, as beneficiárias do Programa SOS Família, em Sacramento/MG, tiveram uma manhã com uma programação diferenciada.

A programação contou com atividades físicas, desenvolvidas pelos monitores de esporte e dança e uma intervenção com a convidada Professora Mestra Aline Rosa Maximiniano de Souza, que abordou reflexões sobre a obra da escritora Sacramentana Carolina Maria de Jesus. Para finalizar, as beneficiárias desfrutaram de um saboroso almoço servido no Centro de Assistência Social Padre Antônio Borges, pela nutricionista e as cozinheiras.


Na atividade desenvolvida foi abordada uma das obras da escritora Sacramentana, Carolina Maria de Jesus, intitulada O quarto de despejo: o diário de uma favelada, publicada em 1960, em São Paulo, com a finalidade de apresentar uma perspectiva dialógica sobre a mulher negra na sociedade através da ficção.

A atividade realizada foi de suma importância para que as mulheres compreendessem a própria realidade e a partir desse conhecimento buscar serem agentes modificadores de si mesmas. O conhecimento é uma ferramenta capaz de operar mudanças substanciais na vida das pessoas, ao passo que o reconhecimento de si na sociedade promove a consciência necessária para articular saídas de problemas dessa natureza.

A discussão no Dia Internacional da Mulher pode agregar um conjunto de ações que já vêm sendo desenvolvidas, no entanto, o recorte proposto pela atividade foi uma novidade, já que as narrativas negras têm pouco espaço de representatividade em muitos espaços de discussão.

Ao final foi realizada uma Atividade Coletiva, com a integração dos saberes históricos. Sobre o porquê da existência do Dia Internacional da Mulher, as culturas matrilineares e a dança de roda. Finalizando a atividade com a Produção Coletiva, em que cada mulher escreveu um de seus dias, assim como Carolina Maria fazia em seus diários. Tais produções podem ser trabalhadas futuramente para valorização do material que foi desenvolvido pelas beneficiárias.

Aline Cristina do Prado Maríngolo
Assistente Social

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Obras Sociais Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...