Por Obras Sociais Redentoristas Em Obras Sociais Atualizada em 25 OUT 2018 - 10H30

Programa Semear

semear

O Programa Semear visa atender a criança e adolescente, de 6 a 15 anos no fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuindo para o desenvolvimento de seu protagonismo e autonomia. Colaborando para o retorno ou permanência escolar, por meio de ações que estimulem a convivência social e a participação cidadã. Com o objetivo fortalecer o atendimento a família focando na demanda da criança e adolescente em situação de vulnerabilidade social, tendo a família como corresponsável neste processo educativo, proporcionando-lhes ferramentas, motivações e interesse para construção de um projeto de vida.

As intervenções são pautadas em atividades socioeducativas para a construção da identidade, pertencimento e cidadania com estratégias em experiências lúdicas como forma de expressão, interação e aprendizagem. Caracterizada pela proteção social básica propicia experiências favorecedoras do desenvolvimento de: sociabilidade, capacidade comunicativa, orientação para escolha profissional, sensibilização para os desafios da realidade socioeconômica, política, cultural e ambiental, criando oportunidades de acesso a direitos e na prevenção de situações de risco social.

As atividades são realizadas em período alternado ao escolar de 2ª a 6ª feira. As crianças e adolescentes para participar deverão estar matriculados e frequentando a rede pública de ensino.

Atividades principais:

Acolhida - escuta qualificada.

Acompanhamento psicossocial

Articulação com a comunidade e a rede de serviços existentes.

Inclusão Digital: O objetivo é promover a inclusão social, desenvolvendo habilidades dos entes familiares para as necessidades do mundo atual. Utiliza-se das tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Desenvolvendo-se módulos de aprendizagem em informática, estruturados de acordo com as necessidades dos participantes.

Apoio Pedagógico: Através de oficinas pedagógicas e lúdicas e de utilização de jogos educativos e ou softwares específicos de acordo com a faixa etária dos participantes, propiciar as crianças e adolescentes melhor desempenho escolar.

Oficinas Artísticas: Incentivo a leitura, poesia, desenho, pintura, sucata, música, dança, capoeira, teatro, trabalhos manuais e artesanato, com intuito de abrir caminhos para transformação, despertar a criatividade, reduzir a ansiedade, trabalhar a socialização, estimular a psicomotricidade e favorecer o desenvolvimento da coordenação motora e espacial.

Dinâmicas de Grupo: As dinâmicas permitem momentos agradáveis e diferentes, os quais proporcionam resultados positivos no que diz respeito à integração, aprendizagem, motivação, interesse, reflexão e conscientização.

Atividades Físicas, Esportivas, Recreativas e Lúdicas: Brincar possibilita a criança explorar, experimentar e conhecer o mundo e a realidade que a circunda. Aprende a lidar com diferentes situações, a estabelecer relações entre ela e o outro, elaborar e expressar sentimentos.

Passeios culturais: Passeios enquanto atividades pedagógicas através das quais todos aprendem: monitores e as crianças e adolescentes. Aprendem vendo, rindo, ouvindo, comendo, tocando, imaginando, rememorando, se apossando.

Reuniões socioeducativas (palestras, filmes e debates): Desenvolvimento de temas voltados aos interesses e necessidades das crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.

Orientação Ambiental: Despertar nas crianças e adolescentes o respeito e a responsabilidade pela conservação do meio ambiente.

Orientação Espiritual: Trabalhar não somente valores da doutrina religiosa, mas, valores éticos e morais agregados às ações cotidianas vivenciadas nos diversos relacionamentos na comunidade e aprendizagens essenciais para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Obras Sociais Redentoristas, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.