Por Luana Correa Em Obras Sociais

Saúde da mulher é destaque no CAS Santíssimo Redentor

Obras - Saúde da Mulher no CAS Santíssimo Redentor

No dia 03 de setembro de 2013, o Centro de Assistência Social Santíssimo Redentor realizou uma reunião socioeducativa com as usuárias do projeto, cujo tema foi “Mulher de Corpo de Alma: Cuidados com a Saúde”.

Estiveram presentes no encontro 53 mulheres, que objetivou a abertura de um espaço de autocuidado, tendo em vista o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima como principais instrumentos na superação das vulnerabilidades sociais e relacionais em que muitas se encontram.

Esse momento foi ministrado pela médica Elaine Vieira Henriques, ginecologista, que abordou o conhecimento do corpo feminino e seu funcionamento, além das principais doenças que acometem o sexo feminino, sendo elas as ginecológicas, como o câncer de mama e de colo do útero, e as DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis.

A conscientização acerca de que a prevenção é sempre o melhor “remédio” foi acometida durante todo o encontro, buscando valorizar a saúde feminina, na tentativa de levá-las a alcançar melhor padrão de vida e situando-as como instrumentos de acesso à cidadania.

Essas questões trabalhadas tiveram a intenção de contextualizar a saúde no cotidiano da vida social, para além das patologias, visando a compreensão da ‘saúde integral’, integrando as usuárias ao conceito de que a atenção à mulher abrange dimensões psicossociais, sempre integradas à biológica.

Momentos como este, onde as mulheres da comunidade são reunidas, são de extrema importância para o fornecimento de informação acerca de seus direitos, assim como uma oportunidade para orientá-las. Cuidar bem da saúde é essencial, porque pode ser a porta de entrada para mudança de vida, tanto em nível de prevenção, quanto nas questões referentes ao enfrentamento da violência contra a mulher, tema que será abordado no mês de outubro.

No encerramento do evento, as participantes tiveram um espaço para confraternizar, onde todas as participantes receberam um “Kit Cuide-se Bem”, contendo um hidratante, um sabonete e um folhetim informativo.

Essas ações são provenientes da atuação de uma equipe interdisciplinar de profissionais de Psicologia, Serviço Social, Monitoras, Administrativos e Serviços Gerais, que estão à frente dos desafios pertinentes ao trabalho, que tem como mantenedora a Congregação do Santíssimo Redentor de São Paulo.

Obras - Saúde da Mulher no CAS Santíssimo Redentor

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luana Correa, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.