Por Irmã Emília dos Santos Em Obras Sociais

Semana da consciência negra no C.E.I. Nossa Senhora Aparecida

Obras - C.E.I. Nossa Senhora Aparecida Semana da consciência negra

Já é do conhecimento de todos que 20 de Novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra

No CEI Nossa Senhora Aparecida desenvolveu-se o Projeto “Semana da Consciência Negra”, tema que foi trabalhado com os Pais, em reunião, com as Educadoras e com as crianças nas atividades pedagógicas inclusive no Ensino Religioso.

Semana da Consciência Negra, foi um espaço para reflexão, tempo para lembrar o respeito ao próximo e banir qualquer espécie de preconceito, pois todos somos filhos e filhas de Deus.

Na comemoração as crianças do CEI Nossa Senhora Aparecida apresentaram aos Pais cantos referentes a data, inclusive “Dança aí Negro Nagô”. Na ocasião foi feita uma exposição de objetos da cultura negra e servido a tradicional Canjica.

Entre tantas personagens importantes, homenageamos:

Nelson Mandela, maior líder negro da história moderna; Francisca de Paula de Jesus – Nhá Chica, primeira mulher negra que a Igreja declarou Beata, no Brasil; Martin Luter King Jr., Pastor da Igreja Batista, defensor dos direitos dos negros nos E.U.A e no mundo; Dom Silvério Gomes Pimenta, que foi órfão, menino pobre e de rara inteligência; foi o primeiro bispo negro do Brasil; Luislinda Valois, que sofreu séria discriminação na escola por ser negra e pobre, prosseguiu os estudos e tornou-se a primeira juíza  e desembargadora negra no Brasil; Zumbi dos Palmares, grande líder negro, símbolo da resistência e luta contra a escravidão no Brasil. Morreu aos 20 de Novembro de 1695. Por isso a escolha desta data.

Dia da Consciência Negra: dia de dar as mãos e se unir em oração e pedir a união entre todas as raças, um dia em favor da paz, da amizade, da verdade e da igualdade.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Irmã Emília dos Santos, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.