Palavra Redentorista

Por que São José é tão relevante hoje?

Escrito por Redentoristas

03 MAR 2021 - 07H20 (Atualizada em 16 MAR 2021 - 10H48)

Adam Jan Figel/ Shutterstock São José vitral (Adam Jan Figel/ Shutterstock)

Até o dia 8 de dezembro de 2021 a Igreja vai viver o Ano dedicado a São José, o Padroeiro da Igreja Católica. A proposta do Papa Francisco pretende nos ajudar a conhecer mais profundamente o santo Pai de Jesus.

Quem vai nos auxiliar neste caminho, é um padre redentorista que vem de longe, o missionário Rastislav Dluhy, que trabalha em Kaunas, na Lituânia. Um país que possui maioria católica, cerca de 80% de católicos, muito mais do que o nosso Brasil em números. 

Padre Rastislav enfatiza que este Ano especial é como um Kairós, ou seja, um tempo de graça e favor de Deus. "O Bispo de Roma percebe isso profeticamente ao ouvir o tempo em que vive. Ao anunciar um ano extraordinário ou jubilar (ou um dia extraordinário), ele responde aos impulsos ou necessidades que Deus lhe mostra através dos acontecimentos no mundo ou na Igreja e também através das vozes dos crentes. Desta forma, a atenção da Igreja está voltada para assuntos muito importantes", assinala o missionário. 

Abaixo, a gente traz os dois primeiros pontos de outros que o padre Rastislav escreveu sobre este evento e a figura de São José! 

Por que São José é tão relevante hoje?

Podemos dizer com ousadia que esta decisão do Papa deve ser vista profeticamente. O Espírito o guiou e ele o discerniu. Alguns santos afirmaram que o 'tempo de São José' chegaria. São José Manaynet, um padre que viveu no século 19, disse que o 'tempo de São José' chegaria em breve.

Ele escreveu: “Creio que ainda não chegou o tempo de São José. Passados quase dois milênios, apenas começamos a perceber um pouco do segredo que o envolve”.

Em 1961, São Papa João XXIII dizia: “São José permaneceu em segundo plano por muitos séculos. Como se fosse característico dele ser o invisível. Como se ele fosse apenas uma figura decorativa no quadro geral da vida do Salvador! Os Padres da Igreja o mencionaram aqui e ali. No coração dos fiéis, o respeito por São José já se arraigou há muito tempo. Alegria ansiosa, oração e profunda confiança neste santo são evidentes nos tempos modernos". 

Um outro fato pode nos chamar a atenção. Durante a última aparição em Fátima (em 13 de outubro de 1917), além da Virgem Maria, tanto o Menino Jesus como São José apareceram.

Talvez possamos dizer também que agora que o mundo e a Igreja estão passando por momentos difíceis de muitas maneiras, precisamos desse homem forte de Deus e de sua poderosa intercessão. Assim como protegeu sua família, ele deseja proteger a família da Igreja também em seus tempos difíceis.

Quem foi São José e o que a Bíblia nos diz sobre ele?

José era descendente da família de Davi. Ele tinha - por assim dizer - um coração real. E o anjo disse-lhe: “Não temas, José, filho de Davi”. Essas palavras ressoariam em sua alma ao longo de sua vida. Eles deram a ele a força e a confiança de que Deus cumpriria seu plano. A Bíblia também diz que José era um homem justo. Este é o maior elogio de Deus a um homem.

Leia MaisA vocação de São José segundo o Papa Francisco

Dessa forma, as Escrituras descrevem pessoas que têm um relacionamento profundo com Deus e cooperam com Deus em seu plano. Ele era um judeu ortodoxo que guardou a lei de Moisés. Ele costumava ir a Jerusalém três vezes por ano para os dias sagrados religiosos.

Quando Jesus nasceu, ele fez tudo o que foi prescrito pela lei de Deus. No entanto, ele percebeu não apenas a letra da Lei, mas também a voz íntima de Deus. Ele sempre seguiu suas instruções.

As escrituras nos dizem ainda que José amava tanto Maria que não queria expô-la à desgraça pública. Ele protegeu a família. Ele se esforçou para sustentar sua família, trabalhando como carpinteiro.

>> E aí, gostou do texto? Aprendeu algo novo sobre São José? Conte pra gente nos comentários. Vamos continuar essa reflexão nas próximas semanas. 


Fonte: CSSR News.

30 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Palavra Redentorista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.