Por Ir. José Mauro Maciel CSsR. Em Redentoristas

Província de Campo Grande

A Província de Campo Grande começou sua história em 1930, com a chegada dos primeiros missionários norte americanos, vindos da Província de Baltimore (EUA). A primeira comunidade foi estabelecida na cidade de Aquidauana, no então Estado de Mato Grosso. Os dois primeiros missionários a chegar foram os padres Francis Mohr e Afonso Hild.

Província Campo Grande 2016

Depois de se instalarem na cidade pantaneira de Aquidauana, com a chegada de mais missionários, foi possível a expansão. Foram, então, para Bela Vista (na divisa Brasil-Paraguai), Curitiba/PR, Ponta Grossa/PR, Campo Grande/MS, Ponta Porã/MS, Miranda/MS, Paranaguá/PR, Telêmaco Borba/PR e Guaratuba/PR.

Atualmente a província tem comunidades religiosas em Campo Grande/MS, Aquidauana/MS, Ponta Porã/MS, Londrina/PR, Curitiba/PR, Guaratuba/PR, Paranaguá/PR, Telêmaco Borba/PR e Newark/EUA. Essa comunidade dos Estados Unidos existe para trabalhar com os brasileiros que residem num bairro populoso da cidade de Newark, Paróquia Saint James. Nesta paróquia a província tem quatro confrades. Além disso, a província tem confrades na Missão do Suriname e também auxiliando na Vice Província de Manaus.

O apostolado da província desde o princípio foi bem diversificado. No princípio eram fortes as Escolas Paroquiais e Colégios, orientação de retiros, além das Santas Missões Populares e Paróquias. Outra característica forte da província é a divulgação da devoção à Mãe do Perpétuo Socorro, através das Novenas.

Existem dois santuários na província dedicados a devoção à Mãe do Perpétuo Socorro: um em Campo Grande/MS (que chega a reunir na quarta-feira mais de 25 mil pessoas nas 18 novenas, que acontecem das 6h às 23h) e outro em Curitiba/PR (que todas as quartas-feiras reúne mais de 35 mil pessoas nas 17 novenas). Nos últimos anos a província também investiu mais fortemente na ação social, através das Comunidades Terapêuticas, com chácaras que se dedicam aos cuidados e recuperação de dependentes químicos. A Rede de Chácaras já tem quatro unidades (Campo Grande, Curitiba, Telêmaco Borba e Londrina).

A formação dos futuros missionários na província acontece da seguinte forma: propedêutico e postulantado em Curitiba/PR, Noviciado Interprovincial em Tietê/SP (desde 1997) e Juniorato em Londrina/PR. Deus tem sido bastante generoso enviando vocações para a unidade provincial. Atualmente a província tem apenas 11 norte americanos. Todos os outros confrades membros da província já são brasileiros. Desde o ano de 1989 a unidade tornou-se independente da Província de Baltimore. 

SERVIÇO:

Província Redentorista de Campo Grande
Rua Ubaldino do Amaral, 135
Bairro Alto da Glória
CURITIBA/PR
80060-190
Fone: (41) 3252-5015
Site: redentoristas.org.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. José Mauro Maciel CSsR., em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.