Notícias

53ª Semana Vocacional oferece reflexão sobre o chamado de Deus

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

01 AGO 2022 - 06H00 (Atualizada em 01 AGO 2022 - 07H36)

A12

Vocação e discernimento vocacional são temas de muita relevância para a Igreja Católica. Sobre vocação entende-se o chamado que Deus faz a cada homem e a cada mulher. Esse chamado exige, de cada pessoa, uma resposta livre e um coração generoso, capaz de assumir os compromissos de ser “sal da terra e luz do mundo”.

Já o discernimento vocacional diz respeito ao processo pelo qual a pessoa reconhece sua vocação na Igreja. Segundo o Papa Francisco:

“A nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina, para a qual é preciso um processo de discernimento. O Senhor continua nos chamando a segui-lo”.

Por se tratar de um tema de extrema importância para a Igreja, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, que aconteceu em 1981, instituiu o mês de agosto como o Mês Vocacional. Já são 41 anos de história!

Antes mesmo da instituição do mês vocacional pela CNBB, os Missionários Redentoristas da Província de São Paulo já celebravam a Semana Vocacional através da Rádio Aparecida. Em 2022, o evento chega à sua 53ª edição com o tema: “Ouvir: a voz do Senhor que chama”.

A 53ª Semana Vocacional será realizada de 14 a 21 de agosto e, em comunhão com toda Igreja, celebrando os diversos chamados vocacionais. A proposta para a Semana Vocacional 2022 vem, portanto, nos despertar para uma realidade nova, onde, ouvindo o CHAMADO do Senhor somos com Ele transformadores da realidade que nos cerca. Nossa resposta fundamenta-se no mesmo amor do Senhor, criador do céu e da terra, e do Cristo, nosso Redentor que fez novas todas as coisas.

Não se faz nenhuma afirmação sobre as evocações já tão propaladas como: “Vocação à vida” – “Vocação Humana” – “Vocação à Vida Religiosa”. Julgamos oportuno refletir a VOCAÇÃO de modo amplo, e com algumas insistências necessárias. Temos de SER PROVOCANTES, apontar desafios.

No decorrer da semana, serão apresentadas meditações sobre pontos importantes relacionados ao tema principal, que nos ajudarão a compreender melhor como perceber a voz do Senhor ante a tantas interrogações. O desafio está em discernir com maturidade o convite que Dele recebemos.

Nesta edição, contaremos mais uma vez com a colaboração e parceria dos meios de comunicação que tornam ainda mais relevante nossa semana de atividades. Se juntam ao Secretariado Vocacional Redentorista a Rádio Aparecida, TV Aparecida, Portal A12 e a Editora Santuário. Nas celebrações Eucarísticas no Santuário Nacional e nas demais atividades, todos se unem para pedir ao Senhor que desperte vocações e envie mais operários a messe (Mt 9, 35-38).

Aprecie este material elaborado com carinho e abra seu coração para a 53ª Semana Vocacional Redentorista.

Faça o download do Roteiro da Semana Vocacional

Viva o chamado de Deus!

SECRETARIADO VOCACIONAL REDENTORISTA
Província de São Paulo
Fone: (12) 3105-2245
E-mail: vocacional@a12.com
Portal: a12.com/vocacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...