Notícias

53ª Semana Vocacional reflete o tema "Ouvir: A voz do Senhor me chama"

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

12 AGO 2022 - 06H00

A12

O Secretariado Vocacional da Província Redentorista de São Paulo promove de 14 a 21 de agosto, a 53ª Semana Vocacional.

Esta semana tem por primícias ser luz para os cristãos que desejam ouvir o chamado do Senhor e se colocar à disposição para responder com generosidade o Seu convite: “Vem e segue-me” (Mt 19,21), pois Ele "chamou-me desde o meu nascimento" (Is 49,1). Por isso, espera que Seu convite encontre fecundidade no coração dos cristãos, sobretudo dos jovens, para abraçar e vivenciar com autenticidade sua vocação específica na Igreja: cristã, leiga, matrimonial, religiosa e sacerdotal.

A 53ª Semana Vocacional quer ser, para a Igreja e para os jovens, momento de reflexão sobre o chamado que Deus faz a cada pessoa. Para responder esse apelo com consciência, é preciso parar e “Ouvir: a voz do Senhor me chama”, para uma vocação e missão.

Vocação significa convocar, chamar, escolher. Deus chama cada pessoa individualmente: “Chamei-te pelo nome, tu és meu” (Is 43,1). O Senhor espera, por parte da pessoa convidada, uma resposta de amor e comprometimento com a missão a que está sendo enviado. Esta resposta exige coragem e fé (Lc 1,38); é descobrir o próprio lugar no mundo, na Igreja e colocar-se a serviço dos irmãos (Is 6,8).

Para cumprir com autenticidade o projeto de Deus e responder ao Seu chamado com alegria, é necessário fazer um discernimento vocacional. O discernimento vocacional é o caminho para conhecer, avaliar, fazer escolhas, tomar decisões. É importante que o discernimento não seja feito sozinho; deve-se buscar ajuda de um guia espiritual ou orientador vocacional, isto é: uma pessoa com mais experiência de vida e caminhada de fé. A partir do diálogo com essa pessoa, é possível perceber melhor, na própria experiência de vida e de fé, o chamado de Deus.

Durante a 53ª Semana Vocacional, a cada dia será proposto um tema de reflexão que ajudará a compreender a proposta que Deus tem para cada pessoa convidada a trabalhar na Sua vinha (Mt 20,2).

No primeiro dia, "Vocação: Escutar a voz de Deus, no meio das vozes dissonantes". Na sociedade atual, a tantas vozes ecoando em nossos ouvidos. As redes sociais, os meios de comunicação, os afazeres do dia a dia, o consumismo exacerbado, são vertentes que contribuem para não perceber a delicadeza da voz de Deus que nos chama pelo nome (Is 43,1), para colaborar na sua messe, (Lc 10,2). No turbilhão do mundo, não é possível conectar com Deus e ter clareza do seu chamado, é preciso silenciar! O profeta Elias imaginava que Deus haveria de se manifestar através de um furacão, de um terremoto ou do fogo. Mas foi através de “uma suave brisa” que Deus lhe falou, (1Rs 19,11-12). Jesus quando queria ter um encontro pessoal com o Pai, Ele se retirava para a montanha e rezava (Lc 9,28). Deus nos interpela por diversos meios, entretanto, precisamos estar atentos para identificar a comunicação de Deus em meio a tantas vozes dissonantes.

Para o segundo dia, "Vocação: Ser luz no meio das “muitas luzes". Todo cristão batizado traz dentro de si a luz de Cristo. Esta precisa ser posta no candeeiro (Lc 8,16), para iluminar os que aproximam. Toda vocação respondida com amor torna-se Luz para a Igreja, brilha a vida e fortalece a Igreja missionária. Ser Luz é ter intimidade com Deus, Moisés após encontrar com Deus, desceu da montanha com seu rosto brilhante, (Ex 24,15-17). Não era uma luz que vinha de fora, mas do seu interior imanada de Deus. Desceu da montanha e foi sinal da esperança, de Deus para o povo.

No terceiro dia, temos como tema “Vocação: 'Eis-me aqui. Envia-me'” (Is 6,8). Responder o projeto de Deus e assumir a missão de colaborar com a obra criadora implica uma resposta livre e gratuita, que resulta na mudança de vida pautada na vivência coerente da caridade. Pelo Batismo, o cristão assume a missão de ser a presença viva e eficaz de Cristo no meio do mundo (Lc 10,1). Assim, viver o chamado de Deus é abrir a própria existência para realizar a sua vontade. Outrora, Deus chamou seus discípulos, esse mesmo convite, Ele continua a nos fazer. O “vem e segue-me” se renova todos os dias nas necessidades da Igreja, do mundo e dos irmãos.

E no quarto dia, "Vocação: Seguimento: Desafio de cada dia". Seguir a Cristo exige muito de nós, exige um olhar que ultrapassa as razões humanas, enxergar onde somente o amor pode dar respostas e que nos deixemos mover e habitar pelos sentimentos de Jesus, eis o desafio cotidiano de assumir qualquer vocação na Igreja.

Chegando no quinto dia, com o tema "Vocação: pertencer à Vinha do Senhor". Este convite para trabalhar na vinha é dirigido a todas as pessoas. Nos dias atuais, Jesus continua a repetir esse mesmo convite principalmente aos jovens para abrir seus corações e acolher com disposição e audácia esse chamado, pois, a vinha não pode perecer por falta de operários. O reino é a vinha do Senhor, somos chamados a pertencer à ela.

Logo no sexto dia, refletiremos "Vocação: Vincular-se à pessoa de Cristo". Toda vocação nasce do coração de Deus e para Ele deve estar a serviço. Nenhuma vocação pode produzir frutos sem estar vinculado a pessoa de Jesus, pois Ele é o tronco e nós os ramos (Jo 15,5). É d’Ele que emana a serva da vida, alegria e felicidade, se houver uma ruptura com Cristo, nada produzimos (Jo 15,8). Não existe vocação sem pertencer a Cristo e a sua vinha.

No sétimo dia, o tema proposto é "Vocação: Ele escolheu! Somos escolhidos". Essa é uma verdade de fé, revelada na Sagrada Escritura, “Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele, no amor”, (Ef 1,4). Toda vocação é dom do amor de Deus ao coração humano, pois Ele nos conhece desde o seio materno e nos designou para uma missão (Jr 1,5). Ele é quem nos escolheu (Jo 15,15).

Para o oitavo dia a proposta de reflexão é com o tema "Vocação: Anunciar a copiosa redenção". "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres, enviou-me a proclamar libertação aos cativos e a visão aos cegos, a dar liberdade aos oprimidos e a declarar um ano de graça do Senhor” (Lc 4,18-19). Em Jesus todo batizado é chamado a ser discípulo e missionário, assumir sua vocação na Igreja para cooperar no anúncio da copiosa redenção, pois, Cristo conta conosco, não tenhamos medo (Is 41,10; Mt 18,20).

Nesse caminhar vocacional, que possamos responder o convite de Cristo e recorrermos a Maria, a Mãe dos caminhantes. Confiemo-nos o nosso itinerário a sua proteção! Mãe dos seguidores de Cristo, ajude-nos a responder com generosidade, com renovado entusiasmo e com amor, ao convite de Cristo: vem e segue-me (Mt 19,21). Que essa 53ª Semana Vocacional possa produzir muitos frutos para a Igreja.

Irmão Carlos José da Cunha, C.Ss.R.
Ecônomo Adjunto do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

PARA REFLETIR:

1 - Tenho pensado, rezado a minha vocação?

2 - Estou disposto a assumir o chamado de Deus em minha vida?

3 - Quais os medos que tenho em dizer SIM a Deus em assumir o seu chamado?


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...