Notícias

Caminhos para uma boa morte, por Santo Afonso

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

03 NOV 2020 - 14H12 (Atualizada em 03 NOV 2022 - 10H22)

Shutterstock

Falar da morte na esteira Afonsiana é dizer também sobre a brevidade da vida. Os homens deveriam aproveitar e valorizar seu tempo de vida, amar com intensidade. O mundo oferece-nos muito daquilo que é provisório e passageiro, fazendo com que não nos preparemos para uma boa morte.

Por isso, sejamos prudentes, pois a hora da morte é tempo de confusão e de tormenta. Então, sem uma conversão verdadeira, unicamente pelo receio do inferno, em que se veem próximos a cair, é que os pecadores implorarão o socorro do Senhor. Por isso, é necessário morrer detestando o pecado e amando a Deus sobre todas as coisas.

E nós, nos tempos de hoje, como temos nos preparado? Estamos aguardando que a morte esteja próxima para, assim, prepararmo-nos para bem morrer?

Reprodução - Internet
Reprodução - Internet
O luto torna-se pesado quando não é vivido adequadamente


Pensemos que o tempo oportuno nos foi dado. Deus nos concedeu este merecido tempo. Entretanto, por tanta ambição em nossa vida, deixamos este tempo passar e, infelizmente, ele jamais retornará. Devido à tanta ganância em querer produzir cada vez mais, ficamos como que cegos diante dos afazeres diários, sem poder enxergar aquilo que Deus nos presenteia. A angústia toma conta de nossos sentimentos ao percebermos que a nós já não será possível fazer penitência, frequentar os sacramentos, ouvir a palavra de Deus e fazer oração.

Leia MaisPadre Vítor Coelho ensina a morrer com DeusA santidade se constrói no ordinário da vida20 sinais de que você pode ser padre!O que é a Missão Redentorista?É necessário que tenhamos uma vida espiritual mais solidificada, enraizada em Deus. Assim, poderemos aprender com Santo Afonso o quão grande é a graça que recebemos, se bem nos endireitarmos no caminho da vida: sermos promotores da paz e tendo a morte não para nos causar medos, mas para nos indicar o caminho da eternidade. Só assim poderemos realizar uma verdadeira conversão.

O luto torna-se pesado quando não é vivido adequadamente. Coragem, não percamos a esperança. A última palavra é a palavra de Deus. Entreguemo-nos a Deus que nos chama a fim de que comecemos a gozar da verdadeira paz.

Shutterstock
Shutterstock


Para que entendamos sobre a questão da morte em Santo Afonso de Ligório, temos que observar também a estrutura realizada por ele nos aspectos ligados à questão do pecado que, embora sejamos pecadores, isso não nos dá o direito de permanecer nele.
Com a graça de Deus unida a nossa força de vontade, podemos encontrar meios para viver bem.

Não há necessidade de vermos a morte com estranheza ou obscuridade. Aprendamos a viver de forma saudável a nossa vida, tendo a morte como um impulso de esperança, de algo que nos levará a um verdadeiro enamoramento pela pessoa de Jesus no hoje e na eternidade. Isso nos levará a uma tranquilidade da alma e do espírito, cuja morte será uma “companheira”, acompanhada por caminhos de uma vida mais virtuosa. Eis uma arte de bem viver.

Alane Andrade Pereira
Noviço Redentorista

Fonte: Reflexão inspirada na obra de Santo Afonso Maria de Ligório, intitulada “Preparação Para a Morte” e traduzida pelo poeta contemporâneo brasileiro, Celso de Alencar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...