Notícias

Conheça a experiência vocacional do Noviço Gabriel Rijo

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

01 JUL 2022 - 15H30 (Atualizada em 18 JAN 2023 - 16H25)

Arquivo Pessoal.

Hoje vamos conhecer o jovem Gabriel Rijo Simoa de 22 que faz sua experiência vocacional fora do Brasil, aqui vamos conhecer um pouco de sua trajetória e como tem sido este tempo de formação longe do país. Natural de Sorocaba, interior paulista, Gabriel tem uma irmã gêmea chamada Gabriele, ambos são adotados e possuem mais cinco irmãos de sua família biológica. Participava da Paróquia Santa Rita de Cássia na cidade e arquidiocese de Sorocaba no interior (SP). Lá ajudava em muitas pastorais, dentre elas: a acolhida, a pastoral da juventude, ajudava também na proclamação das leituras e a cantar nas missas. Serviu durante dois anos como coroinha na paróquia vizinha de São José Operário.

Em sua paróquia de origem já tiveram alguns seminaristas redentoristas. Através do Pe. Tiago Samuel, CSsR que época era frater e do Ângelo que hoje não faz mais parte da Congregação, foi que conheceu a congregação e começou a fazer os encontros vocacionais em 2014 ainda em sua cidade, na Paróquia Redentorista São Geraldo Magela e ingressou no Seminário em 2015.

O jovem começou a sentir o chamado à vida sacerdotal e religiosa por volta dos 11 anos através de sua vivência na comunidade paroquial e na participação de retiros espirituais que despertaram o desejo por doar a vida sem reservas ao Senhor. Desde o começo sempre recebeu apoio da família e amigos mais próximos, que não o pressionaram de nenhuma maneira e sempre o incentivaram a discernir se de fato queria seguir esse caminho, perceber se sentia - se feliz, e vendo que sim, estiveram sempre ao seu lado.

Gabriel é feliz e realizado, pois sabe que está fazendo a vontade de Deus para sua vida e ao concretizar isso, não precisa se preocupar, pois no dia a dia do seu caminhar vai construindo sua história e procurando viver a santidade à qual todos os cristãos são chamados. Dessa forma, ao olhar para trás, consegue perceber como Deus foi agindo através de cada pessoa e situação para lhe trazer até onde está hoje. Ele vive um tempo formativo diferente, neste ano teve a oportunidade de a partir do dia 2 de janeiro estudar na Colômbia. A oportunidade de viver fora do país é algo que nunca passou por sua cabeça, ele foi se dar conta quando já estava na Colômbia.

Arquivo Pessoal.
Arquivo Pessoal.
Servindo na minha Paróquia de origem em Sorocaba, Paróquia Santa Rita de Cássia.


“Tem sido um tempo muito forte da graça de Deus, onde tenho a oportunidade de aprender um novo idioma e conhecer uma nova cultura. O povo colombiano é muito bom e acolhedor e viver aqui também é ter a oportunidade de conhecer as devoções e a maneira de rezar desse povo, o noviciado é um tempo propício para crescer na vida de oração e no conhecimento da Congregação Redentorista, a fim de poder dar uma resposta definitiva ao Senhor”.

Vivendo longe de familiares e amigos muitas vezes se recorda de situações vivenciadas com este ou mesmo junto ao povo de Deus a quem se dedica a servir, isso ameniza a saudade. Dentre várias situações Gabriel destaca uma experiência que sempre vem ao seu coração, o fato marcante aconteceu em uma missão que teve a oportunidade de participar em 2017 já quando estava no Seminário. Ele foi durante a Semana Santa para a zona rural da cidade de Lambari no sul de Minas e o que viveu durante aqueles dias junto ao povo de Deus o fez ter certeza de que é isso o que queria para sua vida: doar cada dia do seu existir para os irmãos que dele precisarem. Naquele dia, relata o jovem, sua vocação foi renovada e sempre se recorda disso quando está desanimado e dessa maneira segue perseverante na caminhada.

Para os jovens que pensam em dar este passo em direção a vida religiosa e ainda sentem medo e insegurança Gabriel deixa um recado.

 “Quero dizer aos jovens que sentem o chamado, mas estão inseguros ou com medo que deixem-se conduzir pelo amor de Deus. Peçam ao Espírito Santo que os iluminem e conversem com amigos e pessoas de confiança sobre esse desejo, falem com seus pais e se possível com seu pároco para que recebam a melhor orientação possível e depois entrem em contato com o Secretariado Vocacional compartilhando esse desejo. Deus nos chama a uma vida feliz e realizada e se recusamos esse chamado, poderemos viver o resto da vida arrependidos e infelizes, pois não estaremos sendo o que fomos criados para ser”. Como diz Santo Afonso Maria de Ligório, vocação acertada, vida feliz! Para Gabriel ser religioso é bom demais. 

Seja um Missionário Redentorista!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...