Três histórias da Bíblia para assumir sua vocação

Quando falamos em vocação na Bíblia, logo lembramos os muitos e belos chamados de Deus ao longo da história. Muitos são os personagens chamados pelo Senhor da Messe para viverem uma vocação e cumprirem uma missão no mundo.
Selecionamos três vocacionados da Bíblia para você perceber que Deus chama a todos, independentemente das capacidades e coragem daqueles que foram convidados, mas diante da abertura que cada um dá à Sua vontade.
Deus chama e capacita seus escolhidos a serviço do seu Reino. Vejamos!
Abraão
Sua história vocacional se encontra no livro dos Gênesis, entre os capítulos 12 e 25. Deus chamou Abraão para sair de sua terra e se tornar patriarca de uma grande nação. Abraão ouviu o chamado de Deus já com 75 anos. A fé e a confiança de Abraão nos motivam a não abandonar a vontade de Deus.

Jeremias
É da tribo de Benjamim. Desde o seio materno Deus já o conhecia. Foi chamado por Deus (Jr 1, 4-6). Exerceu sua profecia num dos momentos mais difíceis da história de Israel. Procurou orientar o povo a voltar ao coração de Deus e praticar seus ensinamentos. Aprendemos com Jeremias a superar os limites, os medos e ter sensibilidade com os sofrimentos das pessoas.
"Antes que eu te formasse no seio materno, eu te conhecia,
antes que saísse do ventre, eu te consagrei;
eu te estabeleci profeta das nações". (Jr 1, 5)
Marta
Vivia em Betânia, com seus irmãos Maria e Lázaro. Eram amigos de Jesus. Jesus se hospedava na casa deles. Marta cuidava bem da casa para receber o Mestre, mas Jesus a convidou a parar o serviço para escutá-lo. No Evangelho de João 11, 17-45, podemos ver o quanto Marta cresceu espiritualmente. Quando o seu irmão tinha morrido, Marta professou a fé em Jesus dizendo: “Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que veio ao mundo”. Lazaro voltou à vida. Marta nos ensina a depositar em Deus a nossa fé e a sermos bons acolhedores das pessoas e de Jesus em nosso coração.

Que estes três exemplos vocacionais nos inspirem a viver plenamente o chamado de Deus! A ter a confiança inabalável como Abraão, a superar os medos e ter sensibilidade com as pessoas, como Jeremias e a sermos acolhedores das pessoas e de Jesus em nosso coração, como Santa Marta.
Que a Palavra de Deus nos ajude a ouvir o chamado do Senhor em nosso coração. Busquemos a força e a direção certa no Evangelho!

Missionário Redentorista é nomeado Bispo de Barra, na Bahia
Pe. João Batista Alves do Nascimento, C.Ss.R, é o atual reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa

Redentoristas retomam Novena Perpétua no Santuário Nacional de Aparecida
Oração em louvor a Nossa Senhora Aparecida será realizada na Capela São José e terá transmissão da TV Aparecida

Reconfiguração e Reestruturação para uma missão renovada
Superior Provincial da Unidade de São Paulo fala sobre a Grande Assembleia Redentorista e os próximos passos em vista da Nova Província
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.