Por Thamara Gomes Em Notícias Atualizada em 30 MAI 2018 - 15H34

Espaço Vocacional preserva história da formação redentorista

O Secretariado Vocacional Redentorista hoje ocupa um local que tem grande valor histórico para a Província de São Paulo: a Sala de Física. O novo espaço vocacional, construído este ano no Seminário Santo Afonso, preserva parte da memória da formação redentorista através de um pequeno museu que guarda objetos que faziam parte da rotina dos seminaristas há algumas décadas atrás.

A história do Seminário Santo Afonso começou a ser escrita no ano de 1950, quando a Congregação Redentorista deu início à construção de seu novo seminário para a formação dos futuros missionários redentoristas, deixando o antigo ‘Colegião’, hoje Pousada do Bom Jesus, para ocupar as novas instalações.

Naquele tempo, com uma realidade bem diferente de hoje, o estudo era feito internamente, tanto a parte religiosa quanto acadêmica. 

“A Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso, mantem em todo o mundo colégios próprios para neles preparar, religiosa e cientificamente, os jovens aspirante à carreira redentorista. Vê-se claramente que os seus jovens necessitam de uma educação e formação própria para poderem, mais tarde, com êxito, cumprir a dupla missão: uma vida útil na família redentorista e um ministério eficaz na pregação das missões". (Almanaque de Nossa Senhora Aparecida - 1933 - Pg. 32)

 

 
 

A Sala de Física ganhou notoriedade pois abrigava reuniões entre seminaristas e formadores e por ser o local onde eram lecionadas muitas das disciplinas regulares, principalmente as que envolviam o universo das ciências.

“O Gabinete de Física e Química é conhecido na redondeza. É o reino do Pe. Pe. Paulo, professor há mais de 25 anos”. (Suplemento do Santuário de Aparecida - 1947 - Pg. 119)

Foto de: arquivo provincial

Pe. Paulo Forster

Pe. Paulo Forster

Pe. Paulo Forster nasceu na Alemanha, foi ordenado em 1919. Em abril de 1920 chegou ao Brasil. Era muito inteligente, sempre com notas “ótimo” e “excelente” em todas as matérias. Lecionou matemática, física, química, astronomia, mineralogia, latim e grego durante os 25 anos que trabalhou no seminário em Aparecida (SP). Faleceu no dia 11 de julho de 1964.

Hoje, o estudo regular (ensino médio) é externo, os seminaristas cursam o ensino médio em uma escola da região. Mas a Sala de Física continua a preservar a história da formação na Província de São Paulo.

 

Você sabia?

Foto de: arquivo provincial

Pe. Oto Maria

Pe. Oto Maria Bohm

A Sala de Física, como é conhecida, recebeu o nome de um missionário redentorista: Pe. Oto Maria Bohm. Nascido em Hofen, na Alemanha, no dia 14 de dezembro de 1880, Oto professou os votos na Congregação do Santíssimo Redentor em 1902 e foi ordenado sacerdote em 1907, vindo no ano seguinte para o Brasil. Foi missionário, professor, formador e diretor do Seminário Santo Afonso (ainda no prédio antigo). Observante e piedoso, de uma simplicidade única, era um confrade que todos estimavam. Faleceu em Araraquara no dia 4 de novembro de 1954.

Para conhecer o museu, visite o Seminário Santo Afonso e o novo Espaço Vocacional. 

 

 

Fontes de pesquisa:
Almanaque de Nossa Senhora Aparecida – 1933
Aqueles que nos precederam – 2ª edição atualizada (CERESP)
Ecos Marianos da Basílica Nacional - Suplemento do Santuário de Aparecida – 1947
Cartinha aos amigos do Seminário Santo Afonso – Ano IV – Nº 23 - 1956 – Aparecida (SP)

Agradecimentos:
Biblioteca do Seminário Santo Afonso – Aparecida (SP)
Comissão para o Patrimônio Histórico – CSsR – Província de São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.