Por Thamara Gomes Em Notícias Atualizada em 30 NOV 2018 - 15H52

Irmão Vanderlei professa votos perpétuos na Congregação Redentorista

Neste domingo (02), o Irmão Vanderlei Policarpo professa os votos perpétuos de Pobreza, Castidade e Obediência na Congregação do Santíssimo Redentor – Província de São Paulo. A Celebração Eucarística será realizada na capela do Seminário Santo Afonso, às 10h, durante o Encontro dos Familiares Redentoristas.

arquivo pessoal
arquivo pessoal

Para este momento, Ir. Vanderlei escolheu o tema ‘Ide, sem medo para servir’, um pedido do Papa Francisco a todos os cristãos, especialmente aos jovens. Segundo o religioso, a frase diz muito sobre sua vida e suas escolhas.

“Entrei para a Congregação Redentorista com este propósito, para ir aonde a missão chamar. A gente encontra realidades difíceis e diferentes, mas é ir sem medo, colocar nas mãos de Deus e Ele nos conduz”, destaca o religioso.

Início da caminhada formativa

Nascido em Elói Mendes (MG), em 1975, Ir. Vanderlei sentiu o chamado para a vida consagrada ainda bem jovem, aos 12 anos, quando a sua cidade recebeu a visita da Imagem Peregrina e Missionária da Mãe Aparecida. Mas foi mais tarde, no ano de 2002, que ele conheceu e se encantou pelo carisma redentorista. Naquele ano, sua paróquia recebeu a graça das Santas Missões Populares Redentoristas, uma experiência decisiva para sua vocação.

Após essa identificação com a Congregação Redentorista e sua missão, escreveu para o Secretariado Vocacional e, em 2003, participou dos encontros que favoreceram seu discernimento, conhecimento e opção para ser Irmão Redentorista. Em 2004, entrou para o Seminário São Geraldo, na época localizado em Potim (SP), e concluiu os estudos do ensino fundamental e médio.

:: O que são os votos de Pobreza, castidade e obediência?

Em 2009, fez a experiência no Noviciado em Tietê (SP), professando os votos religiosos na Congregação em janeiro de 2010. Durante sua caminhada na Província de São Paulo, atuou em paróquias da periferia da grande São Paulo e também residiu em Araraquara. Além disso, de 2012 a 2013, trabalhou no Santuário Nacional, acolhendo e rezando com os devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Estágio Pastoral no Pará

Em 2017, Ir. Vanderlei viveu uma experiência desafiadora. Passou nove meses em Belém do Pará, onde fez seu estágio pastoral no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que pertence à Província Redentorista de Porto Alegre (RS). O religioso teve a oportunidade de participar do Círio de Nazaré. Uma experiência marcante, principalmente pela devoção e engajamento da população local durante o período.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...