Por Guilherme Dias Viana Em Notícias

Minha experiência no Congresso Missionário de Seminaristas

“Formação presbiteral para uma igreja em saída”, esse foi o tema do 2° Congresso Missionário de Seminaristas, ocorrido entre os dias 29 de junho e 03 de julho no santuário de Nossa Senhora do Bonsucesso - Diocese Guarulhos. O encontro foi organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) e reuniu pouco mais de 110 participantes de diversas dioceses e algumas congregações religiosas do regional Sul1 da CNBB.

Congresso Missionário de Seminaristas

Tendo como objetivo fomentar a vida missionária nos seminários e casas de formação, as inspirações para a realização do evento foram retiradas da exortação apostólica Evangelii Gaudium, onde o papa Francisco pede com insistência que sejamos uma igreja em saída.

O encontro contou com a presença de diversos assessores. Pe. Jaime Patías – Missionário da Consolata e secretário das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em sua conferência, tratou da dimensão comunitária da formação. A dimensão espiritual foi exposta pelo Salesiano Pe. Toninho Ramos, assessor nacional da juventude CNBB. Pe. Leonardo Lucian tratou da dimensão intelectual e as dimensões humano-afetiva e pastoral foram abordadas pelo Bispo auxiliar de São Luiz do maranhão, Dom Esmeraldo Barreto. Esteve presente também Dom Edmilson Caetano, bispo de Guarulhos, e outros diversos padres e religiosos que auxiliaram no bom desempenho do encontro.

 

Congresso Missionário de Seminaristas

Foram cinco dias de intensas atividades, onde tivemos a oportunidade de refletir as dimensões da formação a partir de uma perspectiva missionária. Dias de graça, pois Jesus foi o centro de todas as atividades. O Cristo que chama forma e envia. Ele é o protagonista da missão.

Na missa de encerramento, os seminaristas foram enviados com a tarefa de difundir a consciência missionária em seus seminários, paróquias e dioceses, animados pelo lema do congresso “a partir do testemunho de alegria e de serviço vocês, façam florescer a civilização do amor” (Papa Francisco).

Congresso Missionário de Seminaristas

O próximo congresso será em 2017 e já tem local definido, será em Aparecida. Desde já, confiamos à mãe Aparecida a comissão organizadora e o bom êxito do encontro.

 

 

Guilherme Viana

Guilherme Dias Viana
Postulante Redentorista
Província de São Paulo
2º ano de Filosofia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Dias Viana, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.