Notícias

O que significa ser um Missionário Redentorista?

Escrito por Thamara Gomes

10 NOV 2021 - 10H35 (Atualizada em 11 NOV 2021 - 11H58)

Thiago Leon Missionário redentorista (Thiago Leon)

Você certamente já ouviu falar dos Redentoristas, certo? São muito conhecidos no Brasil por estarem à frente do Santuário Nacional, em Aparecida. 

Mas afinal, qual a missão dos padres e irmãos Redentoristas? Como eles vivem?

A Congregação do Santíssimo Redentor é uma família religiosa missionária composta por religiosos padres e irmãos, cuja missão é levar a boa nova do evangelho a todos, especialmente, os mais pobres e abandonados. Pe. João Paulo de Oliveira Ramos, promotor vocacional, nos explica tudo isso e muito mais sobre os Redentoristas.  

Assista o vídeo ou leia abaixo: 

O Espírito Santo confere à Igreja uma enorme diversidade de dons e ministérios. Na Igreja, formada por todos os batizados, há duas formas de viver totalmente a consagração da vida a Deus em vista do anúncio do Reino de Deus.

  • Existe a família diocesana, reunida em torno do seu bispo, composta além do Povo de Deus por padres, diáconos que evangelizam dentro do espaço territorial de uma diocese. Isto possibilita tanto aos padres quanto aos bispos conhecerem melhor a vida, a família e a história do povo.
  • Também existem as famílias religiosas, compostas por irmãos, padres e freiras, que se reúnem em torno de um carisma, com o objetivo de ajudar a família diocesana na pastoral indo aos lugares mais distantes e nas situações mais difíceis levando a boa nova do Evangelho de Jesus.

Neste sentido, a Congregação do Santíssimo Redentor é uma família religiosa missionária composta por religiosos padres e irmãos cuja missão é levar a boa nova do evangelho a todos, especialmente, os mais pobres e abandonados.

Os Missionários Redentoristas se unem como família através da profissão religiosa dos votos de pobreza, castidade, obediência e perseverança até o fim na congregação. Para nós, redentoristas, o mais importante é o ser missionário, por isso, o ser padre ou irmão se torna uma consequência à livre resposta que damos ao chamado de Deus para anunciar o seu Reino.

:: Qual a diferença entre padres e irmãos? 

Atentos aos sinais dos tempos, a família redentorista continua o exemplo de Jesus Salvador esforçando-se para dedicar toda a sua vida a Deus, se santifica na doação de todo o seu ser à missão de levar esperança, de fortalecer na fé, para que o Povo de Deus seja testemunha autêntica do amor e da presença de Deus em todos os momentos da vida.

Leia MaisPe. José Carlos Linhares é a ponte redentorista na Santa SéConheça a história do Pe. Jonas de PáduaIdentificando-se com o Cristo, os redentoristas, sempre unidos à doutrina da Igreja, promovem a paz, a justiça, a solidariedade, a fraternidade, a dignidade humana. Sempre animados e encorajados pelo Evangelho, por meio de uma intensa vida de oração, alimentando-se da eucaristia e assíduos aos sacramentos. Além de se deixarem converter pelos sinais do Reino de Deus presentes no cotidiano da humanidade, os redentoristas são chamados a se aproximar e acolher todas as pessoas em seu coração.

Com grande zelo e audácia missionária, os Missionários Redentoristas, padres e irmãos, colocam-se livremente a serviço dos mais abandonados e pobres em relação à Igreja e à sociedade. Procuram criar novos caminhos para que o Evangelho seja anunciado e compreendido por todos com o objetivo de que estes possam, na liberdade da sua existência, assumir conscientemente o jeito de Jesus em todos os momentos de suas vidas.

Disponíveis para a missão, dialogam com o mundo, com as estruturas feridas tanto da sociedade quanto da Igreja, com simplicidade de vida e de linguagem. Procuram, com a profundidade oriunda de uma vida de oração e de estudos, levar a todos a proximidade e ao amor de Deus.

Quer ver outras Dúvidas Vocacionais?
Acesse A12.com/duvidasvocacionais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.