Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias Atualizada em 01 JUN 2020 - 10H12

Qual o significado de Pentecostes?

Depois de celebrarmos a Festa da Páscoa, o dom de Cristo Ressuscitado e sua Ascensão ao Céu, temos a alegria de celebrar a Festa de Pentecostes.

Mas qual o significado de Pentecostes?

Para nós cristãos é o tempo que encerra o período Pascal na liturgia da Igreja. A data faz memória a Jesus Cristo que, depois de ressuscitado, subiu aos Céus e derramou o Espírito Santo sobre os discípulos e sobre toda a Igreja, conforme havia prometido: "Eu vos enviarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do Alto" (Lc 24, 49).

shutterstock
shutterstock


O capítulo 2 de Atos dos Apóstolos recorda que
“estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. [...] Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2, 1-4).

Leia MaisComo Deus fala ao nosso coração? A vocação materna de Maria, mãe do Filho de DeusCristo, vencedor da morte e redentor da humanidadeO Espírito Santo assiste o Magistério da Igreja na verdade que salva. O Espírito Santo inspirou os autores da Sagrada Escritura, acompanha a Tradição Apostólica, atua na liturgia sacramental, nos carismas, nos ministérios da Igreja, na oração pessoal dos fiéis, na vida apostólica e missionária, no testemunho dos santos e em toda a obra da salvação (cf. CIC § 688).

E nós devemos viver na força do Espírito de Amor para:

  • Sentirmos a presença de Deus. Ao enviar sobre nós a força do Alto, nos tornamos templos do Espírito Santo.

  • Servir como Igreja. Jesus quer nos dar o Espírito Santo, porque é por Ele que a Igreja caminha, floresce, dá testemunho da Verdade.
  • Viver os dons do Espírito: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Estes dons são graças para aperfeiçoarmos como cristãos, para que na humildade de filhos, nos tornemos santos.
  • Ter bons relacionamentos. O Espírito Santo abre os corações à esperança, cultiva em nós o amadurecimento na relação com Deus e com o próximo.

  • Dar testemunho de Cristo no mundo. Ele nos favorece com frutos do Espírito. O Espirito Santo nos envia em missão.

Jesus deixou o Espírito Santo como Mestre da Igreja: “Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade…” (Jo 16,12-13).

Peçamos ao Pai, por Jesus Cristo, para que envie o Espírito Santo aos nossos corações a cada dia, para que vivamos um novo Pentecostes. Quando pedimos o Espírito de Amor, caminhamos na força de Deus, nos afastamos dos males, fazemos boas escolhas, enfrentamos desafios e evangelizamos!

Pe. Reinaldo Beijamim, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...