Conhecer as etapas de cada vocação específica é um passo importante para o discernimento vocacional. Apresentamos a vocês o postulante Guilherme Dias Viana. O jovem, natural de Guarulhos (SP), está no primeiro ano do curso de filosofia e reside no Seminário São Clemente, em Campinas (SP).
Foto de: arquivo pessoal
Guilherme Dias Viana
Antes de ingressar na formação redentorista, Guilherme também fez o acompanhamento com o Secretariado Vocacional da Província de São Paulo. Em janeiro de 2014, ele entrou para o Seminário Santíssimo Redentor (Propedêutico), localizado em Santa Bárabara d' Oeste (SP).
Conheça a história de mais um formando da Congregação Redentorista através do Testemunho Vocacional.
1- Como conheceu os missionários redentoristas?
Conheci os Missionários Redentoristas por meio da Revista de Aparecida e pela TV.
2- Como você percebeu que tinha vocação para a vida sacerdotal?
Desde muito pequeno me sentia atraído pelo sacerdócio, quando me perguntavam sobre o que eu seria quando crescesse, dizia logo "eu quero ser padre". A vocação é um chamado de Deus, e desde cedo eu senti esse chamado.
3- Em sua opinião, quais são os principais desafios para aceitar o chamado à vida religiosa?
Foto de: arquivo pessoal
Abertura do Pré-Noviciado em Campinas
A Vocação é o chamado que Deus faz para todos, chamado à felicidade, é precioso perguntar sempre a Deus em oração "Senhor, qual é a sua vontade para minha vida?", e perceber as respostas de Deus na vida diária por meio das pessoas, das coisas e dos nossos sentimentos. Sem oração é impossível ouvir a Deus e ter conhecimento da vontade Dele para nossa vida. Penso que a principal coisa a se fazer no processo de discernimento é colocar-se diante da vontade de Deus em oração.
Hoje em dia, diante de tantas propostas oferecidas pelo mundo, é desafiador assumir a vida religiosa, mas é totalmente realizado quem assume esse desafio. Vale a pena!
4- O que mais te motiva na vida em comunidade?
O que me mais me atrai na vida religiosa é a vida comunitária, o fato de viver junto com outras pessoas que partilham da mesma missão, nunca estar sozinho, poder rezar juntos, conviver, a união de forças para que as pessoas conheçam a graça da Redenção.
Foto de: arquivo pessoal
Formandos e formadores do Seminário Redentorista São Clemente.
5- Que mensagem você deixa para os jovens que estão no processo de discernimento vocacional?
Para jovens vocacionados digo que o discernimento é um processo de escuta da vontade de Deus. Dialoguem com Deus, perguntem para ele "O que o senhor deseja de mim?", e não tenham medo de dar uma resposta generosa a Ele. Como alguem já disse neste espaço: " Jesus Cristo não só Vale a pena, como vale a vida".
Foto de: arquivo pessoal
Formandos dos seminários Santíssimo Redentor e São Clemente em convivência fraterna.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.