Por Thamara Gomes Em Notícias

Testemunho Vocacional: Ir. Joaquim Acassio

Ir. Joaquim Acassio Barbosa, CSsR, vai professar os votos perpétuos na Congregação Redentorista ainda neste ano de 2019, em agosto, mês vocacional. Conheça a história deste Irmão Redentorista.

arquivo pessoal
arquivo pessoal


Joaquim Acassio
39 anos
Natural de Cachoeira de Minas (MG).
Reside no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP).
Coordenador do Centro de Assistência Social Santíssimo Redentor.

:: Seja um Missionário Redentorista!


Despertar da vocação

Iniciei minha vida pastoral logo nos primeiros passos da catequese sendo coroinha. Depois, foram mais de 15 anos atuando nas pastorais e movimentos de minha comunidade e da vida paroquial da Paróquia São João Batista, em minha cidade. No ano de 2003, a convite da paroquia, fui à cidade de Coronel Fabriciano (MG), onde participei do curso da Infância Missionária, despertando ali o interesse para a vida consagrada.

Início do discernimento vocacional

No ano de 2007, para melhor discernimento, participei dos encontros vocacionais na Arquidiocese de Pouso Alegre. No final do processo, já com clara convicção, entrei em contato com o Secretariado Vocacional Redentorista. Já conhecia os missionários por conta do Rádio e das romarias à Aparecida (SP).

:: Agenda de encontros vocacionais

No ano seguinte, passei a participar dos encontros vocacionais no seminário Santo Afonso. Depois de um ano de acompanhamento, conhecendo mais de perto o carisma Redentorista, vislumbrando a figura do missionário irmão na história da Congregação, senti o chamado a seguir o caminho missionário como Irmão.

Primeiros passos na Congregação Redentorista

Ao término do acompanhamento, fui admitido para a formação dos irmãos no Seminário Redentorista São Geraldo Majella, ainda na cidade de Potim (SP), no ano de 2009. Permaneci nesta casa por três anos. Em 2012, realizei o Noviciado no Seminário Santa Terezinha, na cidade de Tietê (SP). Tive a oportunidade de vivenciar com maior interioridade o Ser Redentorista.

:: Conheça as etapas de formação de um Missionário Redentorista

Em janeiro de 2013 emiti os votos religiosos temporários e fui, então, transferido para o Seminário São Geraldo Majella, agora em Sorocaba (SP), onde atuei na organização e formação das diversas frentes pastorais e movimentos na recém-criada Paróquia São Geraldo Majella.

Arquivo pessoal.
Arquivo pessoal.
Ir. Joaquim participa de encontro de preparação para votos perpétuos, no Peru.


Caminhada como Irmão Redentorista

Em Sorocaba, cursei a faculdade de Serviço Social. Em 2015 fui chamado a ser membro do Conselho das Obras Sociais da Província de São Paulo. Em 2017 fui transferido para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), assumindo a supervisão dos trabalhos no CAS - Centro de Ação Social São Geraldo, na cidade de Potim (SP). Este ano, passei a atuar no Centro Social Santíssimo Redentor, em Aparecida (SP).

O trabalho do CAS

Com esse trabalho dos Centros de Assistência Social, seguimos a missão de continuar o Redentor e despertar no ser humano valores de fé e esperança, fortalecendo vínculos e o protagonismo social de nossos parceiros na evangelização e na vida. O serviço prestado é de assistência básica, de forma gratuita, planejada e contínua.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.