Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias Atualizada em 03 ABR 2020 - 13H33

10 dicas para aproveitar melhor o tempo em casa

No seminário, os estudantes tem uma vida bem dinâmica, cheia de atividades. Fazem parte da rotina do seminário, por exemplo, as orações e celebrações diárias, a dedicação ao estudo, os momentos de cuidado com a casa, também o esporte e o lazer.

Com a quarentena por conta da COVID-19, muitos jovens estão em casa, inclusive alguns seminaristas retornaram para os lares de suas famílias, e outros ainda permanecem nos seminários, com aulas internas.

Shutterstock
Shutterstock


Um jovem recém-chegado ao seminário nos fez a seguinte pergunta:

"Padre, que dicas você me daria para organizar meu dia a dia sem perder a dinâmica que havia no seminário?"

Compartilho essas dicas com vocês, pois acredito que valem para todos os jovens que estão em casa neste momento.

1- Primeiramente, aproveite o aconchego familiar. Família é dom divino!

2- Depois, prepare um cronograma de atividades, para que não se torne entediante ficar em casa.

3- Estipule os horários de orações. Deixar de rezar esfria a vocação. Por isso, mantenha-se em preceAlém da oração pessoal, complemente assistindo a Santa Missa pelos canais católicos e faça a Comunhão Espiritual. Não esqueça de rezar pelas vítimas da pandemia!




4-
Reserve momentos para os estudos. Certamente antes da pandemia você fazia algum curso, uns em preparação ao vestibular, cursos de línguas, outros ainda já na correria da faculdade. É bom rever as disciplinas deste curso ou, para os que podem, continue o curso online;

5- Aproveite para fazer uma leitura espiritual. Que tal ler um pouco mais da vida daquele santo ou santa de sua devoção! A Igreja nos fornece uma imensurável riqueza de obras espirituais que alimentam nossa fé. 

6- Ajude nas atividades domésticas. Colabore com a limpeza da casa, proponha-se a cuidar dos seus irmãos ou dos avós. Para quem é mais audacioso, pode também tentar preparar uma refeição para a família. 

7- Tenha um momento para o lazer, parar para ouvir música, ou fazer uma pipoca e assistir filme ou série. Clique AQUI para pegar algumas dicas para o seu cine-pipoca. 

Shutterstock/ Stokkete
Shutterstock/ Stokkete


8-
Faça alongamentos ou mesmo exercícios físicos. Pensamos na saúde espiritual, psíquica e também física. Não troque o dia pela noite e cuidado com o sedentarismo!

9- Use as redes sociais para matar saudades! Marque um horário propício para ligar ou enviar mensagens para familiares distantes, para colegas de seminário ou de escola.

10- Não deixe de praticar a caridade neste período. Muitas pessoas estão precisando de auxílio neste momento. Você pode, por exemplo, ajudar um idoso com as compras de casa. Pratique boas ações! Seja solidário com os que sofrem por conta da pandemia.

Espero que estas dicas te ajudem a ficar em casa, enfrentar o tédio e a seguir firme na vocação!

Se você tem outras dicas, deixe aqui nos comentários. Compartilhe suas ideias conosco!

Pe. Reinaldo Beijamim, C.Ss.R.
Secretariado Vocacional Redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...