Notícias

Vocação: Pertencer à Vinha do Senhor!

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

15 JUL 2022 - 07H00 (Atualizada em 15 JUL 2022 - 12H42)

A12

"Vocação: colaborar na obra da vinha do Senhor (cf. Jo 15,1-17). O batismo que recebemos nos tornou partes importantes da videira que é Cristo. Assim, fomos introduzidos no mistério da própria vida de Cristo, que é a vida cristã. O batismo nos leva à experiência de uma proximidade de Deus, de quem recebemos todo amor, liberdade e a força para vivermos a viver na Graça, onde todos os atos de virtudes que realizamos são agradáveis ao Pai".

Ao falarmos de vocação é importante que recordemos que o dom da vida é a nossa primeira vocação; toda vida é vocação; e cada vocação é uma resposta ao chamado de Deus. Portanto, respondendo a esse chamado, se faz necessário permanecer unido a Jesus Cristo, que é a origem de todo caminho vocacional. Essa é a grande alegria que nos anima a percorrer a longa estrada diante dos desafios que surgem em nosso caminhar, a certeza de que Deus caminha sempre conosco. Como cristão devemos estar unidos Cristo, como ramos à videira, para que sua vinha produza bons frutos, e também seja abençoada nossa vida, fortalecida nossa vocação.

A vocação nesses tempos em que vivemos é constantemente desafiada frente às múltiplas realidades que observamos no mundo. Cada vez mais ouvimos relatos de pessoas que não conseguem ouvir a voz de Deus, colocando como principal motivo o excesso de ruídos trazidos pelos apelos do mundo, impedindo ou dificultando o atendimento ao chamado que o próprio Deus nos faz constantemente. Longe de serem fatores que ocasionem desistência do seguimento, os desafios que presenciamos são mais uma flecha ardente que atinge nosso coração, incendiando-o do amor de Deus por nós e pelo mundo, de modo que não conseguimos fazer outra coisa, senão atender aos eu chamado e ir trabalhar em sua messe, ser contados entre os ramos da Videira Verdadeira.

Seja qual for o chamado que Deus nos faça, não conseguimos ter outra atitude que não seja aderir aos seus planos, não por falta de liberdade, mas exatamente por termos a autonomia de escolher estar com Ele e com Ele caminhar e colaborar. No mundo, hoje, se faz necessário que os trabalhadores da vinha do Senhor atuem em diversas frentes, indo ao encontro do Cristo que se faz presente, especialmente, nos que estão colocados à margem da vida pelas atitudes egoístas características de nossa cultura pós-moderna.

Pertencer à vinha do Senhor é um convite a entrar e fazer parte desta história de amor e acolher os diversos terrenos que, por vezes, possamos encontrar no caminho. Como batizados e membros da comunidade eclesial, na unidade e na diversidade dos carismas, nossa missão é a de anunciar o Evangelho e celebrar o mistério da salvação. Os batizados são chamados a exercerem esta missão através de vocações específicas: sacerdócio e ministérios ordenados; família; vida consagrada; e a vocação dos cristãos leigos e leigas.

No documento conciliar Gaudium et Spes lemos: “A razão mais elevada da dignidade da pessoa, consiste na sua vocação para a comunhão com Deus. É nesse diálogo de amor com Deus que cada pessoa vai respondendo ao chamado de Deus com uma vocação” (cf. n. 19). Confirmamos essa pertença como grande família dos filhos de Deus exatamente pela missão incutida em nós por meio do nosso batismo. O Senhor nos renova a cada dia para assumirmos esse sacramento, essa presença d´Ele em nós e para os irmãos, com maturidade e responsabilidade, unindo-nos a Jesus Cristo no seu mistério de encarnação-paixão-morte-ressurreição. Neste caminhar vamos dialogando com Deus que continua a nos chamar a uma relação de intimidade com Ele, fazendo de nós seus colaboradores, por puro amor a nós!

Irmã Soenia Alves Brito, PDDM
Irmãs das Pia Discípula do Divino Mestre

PARA REFLETIR: 

1 - Quais as nossas maiores dificuldades para ouvir a voz de Deus na atualidade?

2 - Como percebemos ou entendemos a vocação em nosso tempo?

3 - Como podemos reagir aos desafios encontrados na caminhada cristã?


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...