Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

7 atos de fé para ficar em sintonia com o Ano Jubilar Mariano

A celebração do Ano Jubilar Mariano inaugurado em outubro de 2016 deu início a um tempo de conversão e renovação da fé do povo brasileiro. 

 

  O Ano Jubilar Mariano teve início no   dia 12 de outubro de 2016 e segue     até o dia 12 de outubro de 2017. 

Para bem viver este grandioso momento, listamos 7 atos de fé já presentes na devoção do povo brasileiro e alguns que fazem parte da programação desse Ano Jubilar. Algumas ações podem ser reavivadas para que a espiritualidade mariana ganhe ainda mais sentido e favoreça um maior comprometimento com o Reino de Deus.

Atos de Fé no Ano Jubilar Mariano - consagração

A consagração é um ato voluntário e consiste na entrega total de si a Maria. É um ato de fé e comprometimento. Não se resume apenas a rezar uma oração, é muito mais que do que isso. A consagração enriquece a vida espiritual e move o cristão em direção a uma fé libertadora. Quando nos consagramos devemos manifestar o nosso sincero desejo de vivenciar uma fé comprometida com a espiritualidade de Maria, que está diretamente associada à mensagem de seu Filho Jesus.

A Consagração a Nossa Senhora Aparecida ganhou repercussão nacional na voz do Padre Vítor Coelho de Almeida, a partir da década de 50. Com ele e depois com os demais Missionários Redentoristas, especialmente por meio da Rádio Aparecida, esta oração chegou a todos os devotos brasileiros. Ao ler a consagração novamente, reflita como tem vivenciado a sua fé em Maria. 

:: Renove a sua fé consagrando-se a Mãe Aparecida

Atos de Fé no Ano Jubilar Mariano - aprofundar

Passados 300 anos, a história da Mãe Aparecida ainda é desconhecida de um grande número de fiéis. Não se trata apenas do fato de sabermos quem é Nossa Senhora Aparecida ou sobre o seu Santuário, mas de um profundo conhecimento sobre essa história de fé e devoção. Quanto mais aprofundarmos no conhecimento da história da Mãe Aparecida, mais a amaremos e seguiremos os seus passos em direção ao seu Filho Jesus. 

Ao celebrarmos esse Ano Jubilar, todos somos convidados a crescer no conhecimento dessa devoção que já foi tão contada e recontada por escritores de todo o Brasil e até do exterior. 

Comece navegando pelo infográfico especial do A12. Boa leitura! 

Atos de Fé no Ano Jubilar Mariano - oração jubilar

Em cada celebração, em cada momento de oração, o Santuário Nacional convida os devotos a rezar a Oração Jubilar preparada especialmente para essa ocasião. É uma oração singela e que possui grande significado. 

Inclua em suas orações diárias ou semanais esta oração. Recomendamos imprimi-la e deixar em um lugar acessível para não se esquecer de render graças a Deus por todas as graças recebidas nesses 300 anos de Aparecida. 

Oração Jubilar [Clique para salvar o arquivo em seu computador e imprimir]

Atos de Fé no Ano Jubilar Mariano - terço

O Terço é a oração mariana mais completa. Ao contemplar os mistérios da vida de Cristo junto com a Virgem Maria, como ela, nos compadecemos dos sofrimentos de Cristo e nos alegramos com a Boa Notícia enviada por Deus. No Ano Jubilar Mariano além de privilegiar os momentos de oração pessoal também podem ser motivados encontros de oração do terço em família e na comunidade, recordando sempre a proposta do Jubileu Tricentenário. 

:: Meditar o Rosário ou o Terço é buscar compreensão da Palavra de Deus

Atos de Fé no Ano Jubilar Mariano - novena

De janeiro a setembro, o Santuário Nacional realiza todo dia 12 de cada mês, a Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora Aparecida, às 10h. Essa Novena deseja preparar cada devoto da Mãe Aparecida para o grande mês de outubro. A Novena pode ser acompanhada pela TV Aparecida ao VIVO ou depois no canal do Youtube da emissora.

Durante a cerimônia, no Santuário Nacional, cada devoto recebe um cartão com a Imagem de Nossa Senhora e uma coroa adesiva para imitar esse singelo gesto da Coroação de forma pessoal. Também os colaboradores da Família Campanha dos Devotos podem acompanhar a Coroação pelo Guia Oracional da Revista de Aparecida e coroar Nossa Senhora de suas casas, de forma simbólica e participativa para celebrar o Jubileu dos 300 anos.

Atos de Fé no Ano Jubilar Mariano - peregrinação 

Entre as diversas formas de piedade popular destaca-se a romaria. A peregrinação a um lugar considerado santo por uma devoção que ali nasceu ou mesmo por aparições de Nossa Senhora mobiliza milhares de devotos em todo o mundo. A caminhada em direção a um santuário está muitas vezes relacionada ao cumprimento de uma promessa e antes ainda para pedir a intercessão diante de uma situação de necessidade. O Santuário Nacional recebe 19 mil ex-votos por mês, sendo que no mês de outubro, esse número chega a 30 mil.  

No Ano Jubilar Mariano essa manifestação da piedade popular pode ser realizada ao Santuário Nacional ou ainda a igrejas dedicadas à Nossa Senhora Aparecida. O mais importante é que essa peregrinação seja fruto de uma fé verdadeira e amparada no desejo de imitar as virtudes da Virgem Maria. 

:: No Santuário, os coordenadores de romarias contam com um Manual para melhor preparar os peregrinos 

Atos de Fé no Ano Jubilar Mariano - indulgências

O Papa Francisco possibilitou aos devotos da Mãe Aparecida lucrar indulgências plenárias durante o Ano Jubilar Mariano. As indulgências podem ser obtidas a partir da peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida ou qualquer igreja paroquial do Brasil dedicada à padroeira do país.

A Igreja ensina que a indulgência é "remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada". Os fiéis brasileiros poderão alcançar a indulgência plenária durante o Ano Jubilar sob as seguintes condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e rezar na intenção do Santo Padre, o Papa.  

Que ao vivenciar e seguir devotamente esses 7 atos de fé, encontre-se com uma fé mais viva e mais fortalecida. 

Acompanhe todas as notícias do Jubileu no site: A12.com/300anos

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...