Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Dom Orlando Brandes assume Arquidiocese da Padroeira do Brasil neste sábado

Dom Orlando Brandes assume a Arquidiocese de Aparecida neste sábado (21), em Missa Solene celebrada no Altar Central do Santuário Nacional, às 9h. Aos 70 anos, ele toma posse de uma das arquidioceses mais importantes do país. 

Pela primeira vez o arcebispo vai morar na região Sudeste do Brasil. Desde que foi ordenado padre, em 1974, em Francisco Beltrão (PR), e depois bispo, em 1994, em Joinville, no estado de Santa Catarina, Dom Orlando Brandes exerceu sempre a sua missão na região Sul.

:: “Quero estar no meio do povo”, afirma dom Orlando Brandes

Dom Orlando Brandes durante homilia na Festa da Padroeira de 2016 (Thiago Leon)

:: Reveja a homilia de Dom Orlando em visita ao Santuário Nacional, em 2016:: 

Ao longo de seu ministério, o catarinense acumulou experiência em diversos âmbitos da Igreja: professor de Teologia, diretor de Instituto Teológico, reitor de Seminário, presidente de Tribunal Eclesiástico, diretor espiritual, vigário paroquial, pregador de missões e bispo. Assumiu ainda diversos cargos em organismos da CNBB, entre eles, o de presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, de 2007 a 2011, e presidente da Comissão para o tema central da Assembleia Geral da CNBB, em 2016, que discutiu a missão dos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade. 

Foto de: Folha Católica. 

Dom Orlando Brandes com ovelha nos ombros (reprodução Folha Católica)

Dom Orlando carrega ovelha nos ombros. 

Seu lema episcopal “Somos operários de Deus” diz muito sobre sua forma de liderar. Em entrevista publicada na revista da Arquidiocese de Aparecida, o arcebispo mencionou que “tudo que está quebrado no mundo e na Igreja, seja refeito”. Como pastor de ovelhas, Dom Orlando acredita na responsabilidade de cada um na obra evangelizadora da Igreja, ou seja, que cada cristão assuma o seu Batismo sendo um operário laborioso na obra do Senhor.

Dom Orlando Brandes vai assumir a Arquidiocese onde nasceu a devoção da Padroeira do povo brasileiro. Para ele, Aparecida possui um carisma que a define particularmente. “O ‘Carisma de Aparecida’ consiste em lançar sempre as redes, juntar os cacos quebrados pelo pecado e ajudar a refazer a vida, a esperança, a dignidade das pessoas. Aquele pequeno grupo de três pessoas, hoje se transformou numa grande árvore que é o Santuário Nacional. A Igreja de Aparecida começou nas casas, no oratório, na Basílica Velha e, agora, na Basílica Nova”, afirma o arcebispo.

190 mil é o número aproximado de habitantes que compõem a Arquidiocese de Aparecida. Entretanto, Dom Orlando Brandes terá pela frente quase dez vezes mais fiéis para cuidar, que são os 12 milhões de romeiros que visitam o Santuário Nacional de Aparecida anualmente.

Foram convidados para a celebração diversos bispos e padres, bem como representantes da Igreja local. Até o momento, 33 bispos confirmaram presença, entre eles quatro cardeais: Dom Eusébio Scheid, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Orani Tempesta e Dom Odilo Scherer, além do arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. 

A missa será transmitida ao vivo no endereço: www.a12.com/AOVIVO

:: TJ Aparecida | Confira encontro de Dom Orlando Brandes com Dom Raymundo Damasceno

8 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...