Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Romaria comemora 450 anos de fundação das Congregações Marianas

Para comemorar os 450 anos de fundação da primeira Congregação Mariana no mundo, a Confederação das Congregações Marianas do Brasil realiza sua 40ª Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, neste sábado (09) e domingo (10), em conjunto com a assembleia anual.

São esperados mais de 10 mil congregados, pertencentes às 76 federações oficiais e outras 18 ainda não filiadas, que refletirão sobre o tema ‘Congregação Mariana, 450 anos unidos a Cristo pelas mãos de Maria’.

A assembleia deve contar com as bênçãos do diretor espiritual Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, além do vice-assistente eclesiástico nacional Padre Antônio José Albertine.

O presidente da Confederação das Congregações Marianas do Brasil, Paulo Lúcio Alves, explica que o encontro deve reforçar o caráter missionário dos congregados, “que dividirão a experiência de ser um braço direito do vigário local, inseridos na vida paroquial da Igreja”.

A assembleia ocorrerá no sábado (09) e, no domingo (10), haverá programação religiosa, com reza do Terço Mariano às 6h00, Santa Missa às 8h00, seguida de encontro no auditório do Santuário Nacional.

A Confederação planeja ainda um Congresso Mariano para 2014.

Histórico - A primeira Congregação Mariana foi fundada em 1563, em Roma, pelo jesuíta belga Jean Leunis, para fomentar a devoção à Virgem Maria e incentivar seus membros a buscar a proteção dela.

Em 1583, as Congregações Marianas começavam no Brasil, precisamente no Colégio dos Jesuítas da Bahia, em Salvador, sob a responsabilidade do Bem-aventurado Padre José de Anchieta. No ano seguinte, o Papa Gregório XIII deu sua aprovação oficial a esse movimento eclesial, que passou a contar com o apoio oficial da Igreja.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...