Por Polyana Gonzaga Em Notícias

Romaria dos Comunicadores: ‘Comunicar com misericórdia’

I Romaria dos Comunicadores 2016 - Foto: Thiago Leon

Foto: Thiago Leon

 

Santuário Nacional de Aparecida acolheu nesta segunda-feira (09), a I Romaria dos Comunicadores. A data foi escolhida para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, que esse ano tem como tema: “Comunicação e Misericórdia, um encontro fecundo”.

Foto de: Thiago Leon

I Romaria dos Comunicadores - Foto: Thiago Leon

Profissionais de Comunicação participam da missa.

O Arcebispo Eleito de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Darci José Nicioli presidiu a celebração. Na ocasião, a Imagem Jubilar de Aparecida foi enviada para a Diocese de Roraima.

Diante do Altar Central do Santuário reuniram-se profissionais de comunicação da Rádio, TV Aparecida, Portal A12.com, Editora Santuário, Canção Nova e agentes da Pastoral da Comunicação da Diocese de São José dos Campos (SP), representando agentes do todo Brasil.

Aos comunicadores presentes na Santa Missa, Dom Darci ressaltou que a missão do comunicador é fundamental nos dias de hoje. “Aqueles que têm a função de formadores de opinião, muito particularmente nós comunicadores cristãos, precisamos estar atentos (...). Quem promove uma comunicação autêntica necessariamente estará comprometido com soluções de conflitos com a paz duradoura”, afirmou.

A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações está em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, apresentando a comunicação como um instrumento da misericórdia para construção da paz e harmonia.

Foto de: Thiago Leon

I Romaria dos Comunicadores - Foto: Thiago Leon

Santa Missa celebra Dia Mundial das Comunicações.

Citando as palavras do Papa Francisco, Dom Darci salientou que ‘a autêntica comunicação tem o poder de criar pontes para favorecer o encontro, a inclusão. Comunicar é partilhar e essa partilha exige escuta, acolhimento. Comunicar é ir ao encontro e abrir-se ao outro para dar e receber’.

Dom Darci chamou atenção para o uso das redes sociais: “As redes sociais podem acariciar ou ferir, promover o encontro ou o caos, realizar uma discussão proveitosa ou o linchamento moral de alguém. Depende da opção que fazemos no coração. Sejamos comunicadores com misericórdia”.

“Este ano aprendamos ser comunicadores com misericórdia. Que seja este o traço característico do nosso ser e do nosso agir. Misericordiosos como o Pai é misericordioso. Como se define a obra evangelizadora da Igreja e também a prática relacional de todo homem e toda mulher de boa vontade (...). Vamos nos colocar sob a proteção de Maria, que nos comunicou Jesus. Seja Maria nossa eterna inspiração”.

A proposta da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB é realizar a Romaria dos Comunicadores anualmente e promover o encontro de agentes de pastorais e profissionais da área, tem sempre como reflexão a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...