1º ENCONTRO

Tema: o sogro de Moisés e a ajuda de Deus (Ex 2,16-22)

Introdução


Nesta semana, estudaremos um aspecto interessante da cena que está descrita em Ex 2,16-22, a figura do sogro de Moisés. Ele foi uma figura muito importante na história da libertação de Israel, ajudando seu genro em momentos cruciais. O que Deus quer nos ensinar neste encontro?

Oração

Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia Ex 2,16-22 e destaque o que mais te chamou a atenção na atitude do sogro de Moisés.


Texto de estudo

Oração final

Faça uma oração final, agradecendo a Deus pelo encontro.

2º ENCONTRO

Tema: Moisés age contra a injustiça, mais uma vez (Ex 2,16-22)

Introdução


Neste encontro, estudaremos novamente a primeira cena logo após a fuga de Moisés. Mas daremos ênfase na atitude que ele teve diante da injustiça cometida pelos pastores que expulsaram as filhas de Raguel do poço em Ex 2,16-22.

Oração

Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia Ex 2,16-22 e destaque o que mais te chamou a atenção na ação de Moisés.


Texto de estudo

Depois de apresentar o pano de fundo onde a cena acontece (v.16), o narrador mostra um conflito. Alguns pastores vieram e expulsaram as filhas de Raguel do poço (v.17).


Oração final

Faça uma oração final, agradecendo a Deus pelo encontro.

3º ENCONTRO

Tema: O clamor dos israelitas chegou até Deus (Ex 2,23-25)

Introdução


No encontro desta semana, estudaremos Ex 2,23-25. Trata-se da última parte antes do chamado de Moisés (Ex 3-4). O foco desses versículos consiste na resposta de Deus ao sofrimento dos israelitas. Este conjunto apresente, de modo muito claro, como Deus age no mundo e, por isso, ele revela ensinamentos maravilhosos.

Oração

Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia Ex 2,23-25 e destaque o que mais te chamou a atenção.


Texto de estudo

Oração final

Faça uma oração final, agradecendo a Deus pelo encontro.

4º ENCONTRO

Tema: Deus ouviu, viu e se fez conhecer – teologia da Revelação (Ex 2,23-25)

Introdução


Nesta semana, destacaremos uma das expressões mais bonitas de Ex 2,23-25: “Deus se fez conhecer” (v.25). Essa afirmação bíblica apresenta um dos mistérios mais profundos da fé judaico-cristã; o Senhor se auto comunicou. Na investigação científica sobre Deus, o estudo desse processo é feito numa disciplina chamada “teologia da Revelação”.

Oração

Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia Ex 2,25 e reflita sobre o que significa a afirmação de que Deus se fez conhecer.


Texto de estudo

A afirmação de que Deus se fez conhecer é fundamental para nossa fé (cf. Ex 2,25). Sabendo disso, a Igreja Católica, mediante seu Magistério, elaborou um documento muito importante sobre este assunto, a Constituição Dogmática Sobre a Revelação, a Dei Verbum. A expressão latina, Dei Verbum, significa “Palavra de Deus”.


Oração final

Faça uma oração final, agradecendo a Deus pelo encontro.

Outros encontros
Outros encontros

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.