XI Romaria do Terço dos Homens

15 e 16 de fevereiro

Cobertura Completa

Sexta 15 Fevereiro
MISSA E PROCISSÃO

Mais uma vez, uma das principais e maiores Romarias do Santuário Nacional reúne milhares de devotos dos grupos de Terços dos Homens, para celebrar e rezar pelo 11º ano consecutivo aos pés da Senhora Aparecida.

Thiago Leon
Thiago Leon

Faixas, cartazes, camisetas personalizadas e terços nas mãos, caracterizam a presença dos diversos grupos que vieram dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Paraíba e Bahia. Todos cadastrados com antecedência na página oficial da Romaria, para garantir participação nesse importante encontro anual e ter a oportunidade de concorrer à peregrinação da Imagem da Mãe Aparecida.

A programação da 11ª Romaria do Terço dos Homens teve início nesta sexta-feira (15) com a santa missa das 18h, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Referencial para o Terço dos Homens.

Na celebração, os homens do terço entoaram o hino do movimento, mostrando a força dos homens que rezam e rogam pela intercessão da Mãe Aparecida, por suas famílias e pela caminhada pessoal na fé.

Homilia de Dom Gil

Dom Gil em sua homilia ressaltou que o Terço dos Homens é uma bênção para a Igreja e para a família, destacou a iniciativa do movimento a partir dos leigos e pontuou o importante apoio de todo o clero como entusiastas. Frisou que o movimento vem crescendo a cada dia, e que hoje, já são mais de um milhão e quinhentos mil homens rezando o terço no Brasil.

Refletindo o tema da Romaria deste ano, ‘Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir’, Dom Gil afirmou que na oração o homem aprende a agir e ser amor na vida do próximo.

“Podemos dizer também que não basta agir, tem que rezar. Nós agimos primeiramente pela nossa palavra. Quando você reza com fé, você está com o seu exemplo atraindo outros homens. Mas também é preciso ir atrás daqueles que não vem, daqueles que estão desanimados, daqueles que foram para outros caminhos, é preciso chamá-los. Essa é uma ação, temos que agir. Quem começa a rezar, depois aprende a agir... é que Deus vai trabalhando, vai ensinando a praticar o amor”.

O referencial do Terço dos Homens também lembrou algumas das ações dos homens do Terço pelo Brasil afora, em favor dos mais necessitados, citando o trabalho que é feito em sua Arquidiocese. “Na minha Arquidiocese em Juiz de Fora, lá em algumas Paróquias, os grupos de Terço dos Homens cuidam das pessoas que estão nas ruas, dos pobres mais pobres da cidade. E tem Terço dos Homens cuidando de hospitais, de asilos de idosos e de crianças”, ressaltou Dom Gil.

A celebração foi encerrada com a adoração e benção dos homens com o Santíssimo Sacramento.

Procissão até o Porto Itaguaçu

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro

Na sequência, os homens do terço foram convidados a seguirem em procissão pelo Caminho do Rosário, até o Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Aparecida. Na ocasião eles rezaram, cantaram e receberam uma bênção especial dos missionários redentoristas, padre Camilo Junior e o irmão João Batista de Viveiros.

Vigília na Capela do Santíssimo

Como preparação do coração dos participantes da Romaria, para a intensa programação do sábado (16), o Santuário organizou uma noite de vigília na Capela do Santíssimo. Pe. Reinaldo Beijamim e os seminaristas do Seminário Santo Afonso, acompanharão os homens do terço durante toda a noite. A cada hora, um grupo ficará responsável por conduzir o momento da vigília, como sinal de partilha e confraternização.

A programação no sábado (16) começa bem cedo, com a acolhida dos grupos em frente à Tribuna Bento XVI, para a celebração eucarística das 7h30. Clique aqui e confira programação completa.


Sábado 16 Fevereiro
MISSA DAS 7H30 RECEBE 78 MIL HOMENS
Thiago Leon
Thiago Leon
Nenhuma legenda adicionada


Nem a leve chuva antes do início da celebração, deste sábado, 16 de fevereiro, nem o tempinho nublado que persistiu durante a Santa Missa, foi capaz de afastar os 78 mil homens presentes na maior Romaria que o Santuário Nacional de Aparecida recebe durante o ano, pelo contrário, o número supera a expectativa de 50 mil participantes, estimada para esta edição.

O Terço dos homens cresce no Brasil de maneira esplendorosa, quase sem ninguém por a mão, grupos vão fundando outros grupos, um homem vai chamando o outro e vai se alastrando pelo Brasil inteiro.

Presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, para uma multidão de pessoas em frente a Tribuna Papa Bento XVI, o Terço dos Homens se mostra mais forte ano a ano.

O Arcebispo, durante a homilia, agradeceu a presença dos grupos de terço dos homens nos mais diversos lugares, como periferias, hospitais, cadeias. “Lá estão vocês sempre com a força do terço, curando feridas. Vamos ser o Evangelho!”

Após essas 11 edições, de romaria masculina, o hábito de rezar o terço se firma não mais como algo comum entre as mulheres, mas uma grande força para toda a família e para as diversas comunidades espalhadas por todo o país. Para Dom Gil Antônio Moreira o número de homens em atividade pode chegar a 1 milhão e meio em todo o Brasil.

Thiago Leon
Thiago Leon
Celebração das 7h30 reuniu 78 mil homens


Como de costume, o amor que os grupos carregam pela romaria não deixa de ser manifestado novamente em faixas, camisetas, cartazes, chapéus, bonés e até mesmo algumas cruzes e terços confeccionados em tamanho gigante, mostrando que rezar o terço é instrumento catequético que reaviva a fé e fortalece a comunhão com Deus, um grande milagre do Senhor, que segundo o bispo referencial, já ultrapassa fronteiras. Algo constatado em viagens recentes feitas por Dom Gil, ao Haiti, Moçambique e Panamá. “Vi que o Brasil fez ultrapassar fronteiras no ato de rezar o terço dos homens”, acrescentou.

É gratificante fazer parte

Eduardo Gois/A12
Eduardo Gois/A12
Aparecido Siqueira, Josmar de Oliveira e Paulo Moraes - Grupo de 100 homens de Mogi Guaçu (SP)


Da paróquia Santo Antônio, de Mogi Guaçu (SP), um grupo de 100 homens, que se reúne toda quarta-feira, tem se alegrado muito em ver todo esse sucesso do terço dos homens. É o que confirma os amigos Aparecido Siqueira, Josmar de Oliveira e Paulo Moraes. “A gente vem em busca de fortalecer a fé e ficamos orgulhosos de ver tantos homens voltando para Deus”, diz Josmar, que participa pela quarta vez da romaria com o grupo de Mogi Guaçu.

Reflexão

A Romaria do Terço dos Homens continua com uma reflexão sobre o tema: 'Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir!". O palestrante Padre Vandemir Meister, assessor nacional do movimento, disse ao A12, que a reflexão gira em torno do que se vê pelo Brasil, a respeito das distintas realidades do terço dos homens.

Ele reflete que não basta rezar é preciso agir e essa ação pode ser feita pelos os próprios pagãos, ao se identificarem como filhos de Deus e filhos de Maria que nos orienta a cada dia para fazer uma transformação. “É uma mão agarrada em Deus e outra na realidade, a gente trabalha e ora, porque primeiramente somos criados a imagem e semelhança de Deus, para rezar, sem cessar, para que a oração dê origem a ação, a convicção da força”.

Oração do Santo Terço e Consagração

A reza do Terço e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida lotou o Santuário Nacional neste sábado (16), com a presença do Ir. Viveiros e Jéssica Fernandes.

O primeiro mistério foi rezado por um grupo do Terço dos Homens de Brumadinho (MG), com intenção especial por todas as vítimas e seus familiares.

Thiago Leon
Thiago Leon
Reza do Terço e Consagração no sábado na Romaria do Terço dos Homens


Sorteio da Imagem Peregrina

Logo após, foi realizado sorteio da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida para um grupo que, durante todo o ano de 2019, manterá em sua comunidade a capela para mantê-los ainda mais unidos em oração.

O grupo contemplado foi de Santa Bárbara D'Oeste (SP), Luis Aparecida de Campos, cujo coordenador diocesano padre Renato recebeu em mãos o lindo presente do ecônomo do Santuário Nacional, padre Luiz Cláudio.

Thiago Leon
Thiago Leon
Realização do sorteio da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida


Esperamos vocês no ano que vem em mais uma demonstração de fé ao terço mariano.

Principais momentos da Romaria do Terço dos Homens
Principais momentos da Romaria do Terço dos Homens

Confira o que aconteceu na XI Romaria na reportagem da TV Aparecida
Confira o que aconteceu na XI Romaria na reportagem da TV Aparecida


Notícias
Notícias

Os textos, fotos, artes e vídeos do A12 estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. 
Não reproduza o conteúdo em outro meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do A12 (contato@a12.com).

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Terço dos Homens

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.