O Santuário Nacional de Aparecida é o coração da fé mariana no Brasil. Todos os anos, milhões de peregrinos atravessam estradas, cidades e estados para chegar até os pés da Mãe Aparecida. Entre todos os momentos vividos ao longo do ano, um deles se destaca pela intensidade espiritual e pela força da devoção: a Novena e Festa da Padroeira do Brasil que acontece de 3 a 11 de outubro, culminando com o ponto alto da Festa de Nossa Senhora que acontece dia 12.

No dia 4 de julho, o Santuário Nacional atingiu o marco de 100 dias para o 12 de outubro. Na ocasião, durante a missa das 9h, a temática, o hino e a identidade visual da Novena e Festa de 2025 foram divulgados à imprensa, gerando expectativa.
Mas a data é também um resgate histórico: a sagração do altar da Basílica Nova, realizada em 04 de julho de 1980 pelo Papa João Paulo II. Esse ato conferiu reconhecimento à santidade do lugar, elevando sua importância para a Igreja no Brasil e unindo o povo de Deus em torno da Eucaristia.
No dia 1º de agosto foi divulgada a programação oficial para as novenas, que acontecem em dois horários, além do nome dos bispos pregadores de cada dia.
Sendo eles:
1º Dia - Dom Leomar Antônio Brustolin
Arcebispo de Santa Maria (RS). Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB e do Regional Sul 3 da CNBB. Como autor, coautor e organizador, já lançou dezenas de obras que abordam temáticas como Catequese, Mariologia, Escatologia, Pastoral e Ética.
2º Dia - Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM
Bispo de Roraima (RR), presidente da Rede Eclesial Pan’Amazônica (REPAM-Brasil). Também preside a Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB e é membro da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB.
3º Dia - Dom Geovane Luís da Silva
Bispo Diocesano de Divinópolis (MG) e preside a Comissão de Bens Culturais do Regional Leste 2 da CNBB. Possui especialização em Cultura e Arte Sacra na Universidade Federal de Ouro Preto, já foi diretor do Museu de Arte Sacra de Mariana e trabalhou nos Processos de Beatificação dos Veneráveis: Dom Antônio Ferreira Viçoso, Isabel Cristina Mrad Campos e do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.
4º Dia - Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap
Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa (BA). Durante a juventude atuou na vida pastoral da Igreja, participando de grupos como o Apostolado da Oração, JUEC e Pastoral da Criança.
5º Dia - Cardeal Dom Paulo Cezar Costa
Arcebispo de Brasília (DF) e representante brasileiro da Conferência Episcopal no CELAM – Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho. Desde 2019, ocupa na CNBB a direção do INAPAZ – Instituto responsável pelas análises de Conjuntura Eclesial. Desde 2020 é membro do Pontifício Conselho para Unidade dos Cristãos e da Pontifícia Comissão para América Latina.
6º Dia - Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e atual Secretário-Geral da CNBB. Fez parte da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021 –2024 e presidiu a Comissão Especial de Bioética, articulando especialistas em iniciativas de formação e de embasamento para posições da Conferência na defesa, promoção e cuidado com a vida humana.
7º Dia - Dom Geraldo dos Reis Maia
Bispo Diocesano de Araçuaí (MG) e membro fundador da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil. Esteve a serviço da Igreja no Brasil como reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, e já atuou na Comunidade Vocacional Santa Teresinha, fundador e diretor do Curso Propedêutico, assessor da Escola de Teologia para Leigos e Leigas, da Pastoral Familiar, da Escola de Fé e Política “Mons. Juvenal Arduini”.
8º Dia - Dom Nelson Westrupp
Bispo Emérito de Santo André (SP). Fez parte do Conselho Permanente da CNBB, presidiu o Regional Sul 1 por dois mandatos e, também, contribuiu com a Igreja no Brasil como membro da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.
9º Dia - Dom Dirceu de Oliveira Medeiros
Bispo Diocesano de Camaçari (BA) e atual presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB. No Regional Leste 2 da CNBB foi coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja e exerceu função de subsecretário adjunto geral da CNBB.
Como expectativa final para o início das festividades, novo manto e trono de Nossa Senhora são apresentados aos devotos.
Como acontece todos os anos, a Novena e Festa da Padroeira conta com uma identidade visual que reflete o tema proposto, aplicada no livreto de orações do novenário, camisetas e demais materiais de divulgação e ambientação.
Para 2025, a arte traduz visualmente o chamado à fé em Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, presente na Palavra, na Eucaristia e na reconciliação. Ao mesmo tempo, a identidade convida os fiéis ao cuidado com a vida em todas as suas dimensões: humana, social, natural e espiritual, com especial amor e compromisso com os pobres e com os que mais sofrem.
Em 2025, os devotos de Nossa Senhora Aparecida contemplarão dois novos mantos, confeccionados pelas Irmãs Carmelitas. Inspirados pela Equipe Pastoral do Santuário Nacional, liderada pelo Pe. Eduardo Catalfo, os mantos trarão símbolos como o Alfa e Ômega e a pomba do Espírito Santo, além de adornos dourados, pedrarias e flores, elementos que também se encontram na Cúpula do Altar Central. Um será usado na Novena da Tarde e outro na Novena da Noite, em sintonia com o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”.
Com tradição de 13 anos nessa missão, as religiosas reforçam que cada ponto bordado é um ato de fé, oração e gratidão a Nossa Senhora. Como destacam as Irmãs Carmelitas, o manto bordado conduz os devotos a uma vivência mais profunda de fé e amor a Nossa Senhora Aparecida. Nesse espírito, Irmã Regina, representante do Carmelo de Aparecida, afirma “Que amem mais a Mãe e rezem mais, porque o mundo precisa de oração”.
Pelo terceiro ano consecutivo, o arquiteto e professor Almir José Neto, especialista em arquitetura sacra, assina o projeto do Trono de Nossa Senhora Aparecida, peça central da Novena e Festa da Padroeira do Brasil. A criação de 2025 integra símbolos ligados ao próprio Santuário Nacional, como o baldaquino e a pomba do Espírito Santo, além de elementos que remetem ao acolhimento e à espiritualidade jubilar. O projeto é desenvolvido pela marcenaria do Santuário, valorizando a tradição e a identidade do espaço sagrado.
O arquiteto conta que o projeto também é uma forma de evangelização: “O legado que quero deixar com essa obra é sempre a evangelização e que os devotos se sintam tocados e abraçados pelo Espírito Santo e por Nossa Senhora. Sou devoto de Nossa Senhora e faço esse projeto por amor e missão”.
Neste ano, a celebração tem o tema: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, que propõe uma reflexão que integra fé e o compromisso com a criação. A celebração convida os fiéis, inspirados por Maria, a voltar os olhares para a proteção e valorização da vida em todas as suas dimensões. A temática voltada para esperança está em sintonia com o Jubileu de 2025 proclamado pelo Papa Francisco. Enquanto o chamado ao cuidado da vida reverencia os 10 anos da publicação da Encíclica Laudato Si’, e destaca a urgência do cuidado com a Casa Comum.
De 03 a 12 (período novena e festa):
324.540
(Trezentos e vinte e quatro mil, quinhentos e quarenta).
12 de Outubro:
139.821
(Cento e trinta e nove mil, oitocentos e vinte e um).
De 01 de Janeiro de 2024 a 31 de Dezembro de 2024:
9.057.885
(nove milhões, cinquenta e sete mil, oitocentos e oitenta e cinco peregrinos).
2023:
35.629 mil
2024:
37.088 mil
7 missas ao longo do dia,
sendo a primeira às 5h, solene às 8h e última às 18h.
Horários: 5h, 8h, 10h30, 12h, 14h, 16h e 18h, sendo 8h missa solene e 12h missa dedicada às crianças.
1º Dia (03/10): Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!
2º Dia (04/10): Com Maria, cuidar da vida em toda a criação!
3º Dia (05/10): Com Maria, acolher a palavra de Deus, presença real de Jesus.
4º Dia (06/10): Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor!
5º Dia (07/10): Com Maria, viver a eucaristia, fonte de comunhão, de participação e de missão!
6º Dia (08/10): Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus!
7º Dia (09/10): Com Maria, cantar o Magnificat, esperança de uma nova humanidade!
8º Dia (10/10): Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, de justiça e de paz!
9º Dia (11/10): Com Maria, ser Família dos Devotos, peregrina da esperança!
12 de outubro (12/10): Nossa Senhora Aparecida: Solenidade da Rainha e Padroeira do Brasil
Acesse a programação completa e oficial em a12.com/padroeira.
Nossa Senhora, como catequista, nos introduz no mistério de Jesus — verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Destaca-se a sacralidade da criação e da vida.
Enfatizam os 3 pilares da fé cristã:
• A palavra de Deus
• O Sacramento da Reconciliação
• A Eucaristia
São fundamentos da identidade das igrejas jubilares e oportunidades para viver a misericórdia e a indulgência do Ano Jubilar.
No Dia do Nascituro, celebra-se a vida humana como dom sagrado de Deus.
Inspirados no Magnificat e nas Bem-aventuranças, apontam para a construção de uma nova humanidade baseada em justiça, paz e esperança.
Recorda que a esperança cristã é firme: não engana, não confunde e não decepciona.
1º Dia (03/10): Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!
2º Dia (04/10): Com Maria, cuidar da vida em toda a criação!
3º Dia (05/10): Com Maria, acolher a palavra de Deus, presença real de Jesus.
4º Dia (06/10): Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor!
5º Dia (07/10): Com Maria, viver a eucaristia, fonte de comunhão, de participação e de missão!
6º Dia (08/10): Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus!
7º Dia (09/10): Com Maria, cantar o Magnificat, esperança de uma nova humanidade!
8º Dia (10/10): Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, de justiça e de paz!
9º Dia (11/10): Com Maria, ser família dos devotos, peregrina da esperança!
12 de outubro (12/10): Nossa Senhora Aparecida: Solenidade da Rainha e Padroeira do Brasil
Acesse a programação completa e oficial em a12.com/padroeira.
Nossa Senhora como catequista, nos introduz no mistério de Jesus — verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Destaca-se a sacralidade da criação e da vida.
Enfatizam os 3 pilares da fé cristã:
• A palavra de Deus
• O Sacramento da Reconciliação
• A Eucaristia
São fundamentos da identidade das igrejas jubilares e oportunidades para viver a misericórdia e a indulgência do Ano Jubilar.
No Dia do Nascituro, celebra-se a vida humana como dom sagrado de Deus.
Inspirados no Magnificat e nas Bem-aventuranças, apontam para a construção de uma nova humanidade baseada em justiça, paz e esperança.
Recorda que a esperança cristã é firme: não engana, não confunde e não decepciona.
10 de Outubro
(sexta-feira)
20h30 | Festival da Padroeira
Local: Tribuna Bento XVI (com transmissão pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e A12.com)
04 de Outubro
(sexta-feira)
8h | Concentração para o Passeio Ciclístico (Local: Tribuna Dom Aloísio Lorscheider)
8h30 | Passeio Ciclístico
07 de Outubro
(terça-feira)
15h30 | Concentração para a Carreata (Pátio das Palmeiras)
16h | Carreata (Pátio das Palmeiras)
09 de Outubro
(quinta-feira)
20h30 | Festival da Padroeira: Daniel e convidados cantam a Maria, com participação do PEMSA
Local: Tribuna Dom Aloísio Lorscheider (com transmissão pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e A12.com)
11 de Outubro
(sábado)
20h30 | Procissão Memória para a Capela São Geraldo (seguindo pela Av. Itaguaçu)
23h às 0h | Vigília Mariana
Hora | 18h
Local | YouTube do Portal A12
Hora | 18h
Local | Youtube do Portal A12
A coletiva de imprensa será transmitida pelo YouTube do Portal A12, permitindo que jornalistas acompanhem ao vivo e extraiam trechos para utilização em seus materiais.
Para solicitar a credencial, os veículos de comunicação devem encaminhar um e-mail para sala.imprensa@santuarionacional.com, informando os dados da empresa (nome fantasia, CNPJ, endereço completo com CEP, telefone, WhatsApp e site) e dos profissionais que farão a cobertura (nome, CPF, função e dias de atuação). É importante indicar horário de chegada e saída do profissional, bem como pauta e motivação da cobertura.
Convidados
• Daniel
• Gustavo Mioto
• Luan Pereira
• Paula Fernandes
• Guilherme e Santiago
A Tenda dos Peregrinos oferece acolhimento e cuidados aos devotos que chegam a Aparecida a pé ou de bicicleta. O espaço foi organizado com chão elevado, ar-condicionado, cobertura adequada e uma pia de aproximadamente 20 metros para lavagem dos pés, realização de curativos, massagens e alongamentos.
Localizada atrás da Sala de Imprensa, dentro da Basílica, funcionará das 7h às 19h, oferecendo serviços de massagem, alongamento, curativos, lavagem dos pés e pronto atendimento médico e de enfermagem. Cerca de 1500 voluntários se revezarão para garantir o atendimento e acolhimento aos peregrinos.
Profissionais e estudantes da área da saúde e de outras áreas fazem parte da equipe. Todos estão sob supervisão da equipe médica do Santuário, reforçando o compromisso da instituição em garantir cuidados adequados aos peregrinos. O funcionamento será nos dias 04 e 05 de outubro, das 7h às 19h, e de 10 a 12 de outubro, com abertura às 7h do dia 10 e encerramento às 19h do dia 12.
06h, 12h, 14h55, 18h55
(antes da Novena da Tarde e Solene) e no encerramento
da Novena Solene)
As confissões serão realizadas no Santuário Nacional no dia 12 de outubro, das 14h às 16h, proporcionando aos devotos a oportunidade de celebrar este sacramento no contexto do Jubileu. Os batizados acontecem entre 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h .
Novena (3 a 11)
222.352
Festa (12)
112.208
Total (3 a 12)
334.560
Todas as áreas trabalham direta, ou indiretamente, envolvidas nas atividades da Novena e Festa.
Durante o período da Novena e Festa não há o registro de Romarias na Secretaria de Pastoral, então não há a disponibilidade desses dados.
O Santuário Nacional não trabalha com expectativa no número de visitantes.
Desde 2003, quando os dados passaram a ser padronizados, o registro de maior movimento durante a Novena e Festa da Padroeira foi em 2015, quando reuniu 542.750 pessoas. O dia 12 de outubro mais movimento do período é o de 2014, com registro de 195.078 pessoas.
O Santuário contará com cerca de 170 vigilantes, treinados em procedimentos técnicos e de acolhimento, além de tecnologias de monitoramento e gestão. Tudo isso garante um ambiente seguro, organizado e acolhedor para os devotos e visitantes.
Para garantir conforto e segurança, neste período, o ambulatório médico estende seu atendimento.
03/10/2025: 07h às 21h
04 e 05/10/2025: 05h às 21h
06 a 08/10/2025: 07h às 21h
09/10/2025: 07h às 23h
10/10/2025: Abertura às 07h, fechamento às 21h do dia 12 de outubro.
Sim. O Santuário Nacional disponibiliza cadeiras de rodas, que podem ser retiradas nos postos localizados atrás da Capela da Ressurreição e da Capela do Batismo. O devoto pode utilizá-la durante a visita e deve devolvê-la ao final.
Número de banheiros: 696 boxes unitários distribuídos entre homem e mulher.
Número de bebedouros: 12 bebedouros com água potável espalhados ao redor do santuário.
Número de vagas no estacionamento: 2.000 vagas para ônibus e 3.000 vagas para automóveis.
Seguem os valores das tarifas de Estacionamento:
R$ 15,00 - Veículos com placas da Arquidiocese de Aparecida
R$ 18,00 - Motos
R$ 35,00 - Automóveis, Reboque e Triciclos
R$ 50,00 - Caminhões
R$ 60,00 – Carretas
R$ 65,00 – Vans
R$ 70,00 – Micros ônibus
R$ 80,00 – Bitrem
R$ 95,00 - Ônibus, trailers e motorhomes
Santuário permanecerá 24h aberto apenas entre os dias 11 a 12 de outubro.
Nos outros dias de novena o funcionamento segue normal.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Imprensa
Enviar por e-mail