Releases

Santuário Nacional acolhe cinco milhões de devotos em 2021

Número supera ano anterior, mas é 60% menor que no período pré-pandemia

Escrito por Matheus Andrade

05 JAN 2022 - 09H15 (Atualizada em 05 JAN 2022 - 11H57)

Matheus Andrade movimento - Matheus Andrade (Matheus Andrade)

O Santuário Nacional de Aparecida acolheu mais de cinco milhões de devotos ao longo do ano de 2021. Número superior ao registro de 2020, quando foram contabilizados 3,3 milhões de visitantes, mas ainda distante da média anual de 12 milhões de romeiros, alcançada na última década.

Em 2019 a contagem foi de 11.963.635 peregrinos; já em 2020, devido ao início da pandemia e a adoção de medidas restritivas para impedir a disseminação da Covid-19, a marca foi reduzida a 3.371.127 pessoas. No último ano, com o início da vacinação, redução no número de contaminados e flexibilização dos protocolos das autoridades, o número apresentou crescimento em relação ao período anterior.

De janeiro a dezembro do último ano, 5.014.815 pessoas passaram pelos espaços de acolhida da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. O primeiro e segundo trimestres concentraram, cada um, cerca de 13% do número total de visitantes. Já o terceiro trimestre apresentou um avanço neste número, concentrando 28% dos peregrinos. O volume de visitantes de outubro a dezembro representou 46% do total.

Justamente neste período está o registro do dia mais movimentado do último ano. Em 14 de novembro, domingo que antecedeu o feriado de Proclamação da República, o Santuário Nacional foi o destino de 143 mil devotos de Nossa Senhora Aparecida. O dia da Festa da Padroeira, em 12 de outubro, também foi um dos que mais concentraram pessoas, com 75 mil visitantes.

Com a extensão do tempo pandêmico também em 2022, as atividades na Basílica de Aparecida seguem orientadas pelas determinações sanitárias das autoridades públicas. Atualmente, o uso constante de máscara é obrigatório em ambientes internos e externos e todo aparato para higienização das mãos é oferecido aos visitantes em vários locais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Matheus Andrade, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.