Releases

Santuário Nacional participa de ação de conscientização ambiental para celebrar Dia da Água

Atividades ocorrem nesta sexta-feira (25) com crianças assistidas pela Casa do Pequeno

Escrito por Lídia Tostes

24 MAR 2022 - 10H39

Thiago Leon

Em comemoração ao Dia da Água, celebrado em 22 de março, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) participa de uma ação de conscientização ambiental, em parceria com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e prefeitura do município, envolvendo crianças da rede pública de ensino e assistidos da Casa do Pequeno.

As atividades irão ocorrer nesta sexta-feira (25), a partir das 8h30, na Área de Relevante Interesse Ecológico São João Paulo II (ARIE), espaço público de preservação de 175 mil metros quadrados cuidado pelo Santuário Nacional, localizado ao lado da Fazenda Santana, em Aparecida.

Crianças de 6 a 8 anos serão envolvidas em palestras e atividades lúdicas de educação ambiental, para conscientização sobre o tema. “Em um primeiro momento elas terão explicações sobre a importância da água, da preservação dos mananciais, das nascentes e do cuidado com a água. No segundo momento, chamado de ‘Mesa Verde’, acontecem jogos lúdicos como quebra-cabeça, sete erros, boliche e pescaria com resíduos, para aprender onde jogar esses resíduos”, explica a Gerente de Conservação do Santuário, Ana Luísa Taschetto.

O Santuário Nacional possui uma agenda ambiental com diversas ações promovidas ao longo do ano, tanto com colaboradores quanto com a comunidade local. “Nosso objetivo é aumentar a conscientização e dar visibilidade ao trabalho de sustentabilidade feito pelo Santuário”, destaca Taschetto.

Além disso, atividades diárias em todo o complexo de acolhida da Basílica buscam a melhor utilização dos recursos hídricos. No Hotel Rainha do Brasil, por exemplo, painéis solares garantem o aquecimento da água utilizada “a economia de energia também está ligada com a água, pensando que, no Brasil, a matriz principal é a hidrelétrica”, complementa Ana Luísa. O sistema de reuso do local também gera economia de água, evitando desperdício de água limpa para sanitários.

O uso de máquinas específicas e mais eficientes nos processos de limpeza é outra forma de otimizar a utilização do recurso natural. Nas áreas verdes, sistemas de irrigação inteligente reduzem o gasto de água e mantêm os jardins sempre conservados.

O plantio de árvores para a reconstrução da Mata Atlântica é outra preocupação da Basílica de Aparecida. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, desde 2016 uma área de quase 300 hectares está sendo restaurada. Cerca de 524 mil árvores já foram plantadas em Aparecida e Taubaté, cidades do Vale do Paraíba (SP).

“Quando a gente fala de reflorestamento a primeira coisa que vem em mente é a melhoria da qualidade do ar, mas ele tem vários benefícios relacionados à agua. A manutenção dos mananciais é um deles, porque esse reflorestamento serve como uma esponja que absorve a água da chuva, vai estar nutrindo os lençóis freáticos, reduz de erosões, assoreamentos. E isso é fundamental para a região do Vale do Paraíba”, explica a gerente.

As ações de preservação do Santuário Nacional ressaltam a importância dos cuidados com a criação, indo ao encontro do que pede o Papa Francisco na Encíclica Laudato Si, escrita há seis anos, sobre os cuidados com a “Casa Comum”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lídia Tostes, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...