Entre os dias 21 e 24 de agosto, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) será sede do 2º Encontro de Reitores de Santuários do Regional Sul 1 – que compreende o estado de São Paulo –, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Cerca de 60 pessoas, entre reitores e representantes dos Santuários, são esperadas para o evento.
O encontro tem como tema “Vocação e Missão dos Santuários: acolher, celebrar e anunciar! ” e trabalha, como eixo central, a gestão dos Santuários. A programação tem início na segunda-feira (21), com a Missa de Abertura, às 18h30, na Capela Nossa Senhora da Boa Esperança – jardins do Rainha Hotéis.
Na terça-feira (22) e quarta-feira (23), as atividades começam às 8h, no Santuário Nacional. Ao longo dos dias, os reitores e representantes dos santuários participam de formações e momentos de partilha de experiências. As formações serão realizadas no Salão Três Pescadores, subsolo da Basílica.
“O encontro tem como principal objetivo promover a comunhão, a troca de experiências e pontuar os desafios que os Santuários vem enfrentando neste período pós pandemia, na grande missão de Evangelizar”, afirma o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Diego Antônio da Silva.
A agenda do evento inclui, ainda, a visita dos participantes a Guaratinguetá, cidade vizinha e terra do primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão. Na terça, eles participarão da missa, às 15h, no Santuário de Frei Galvão. Em seguida, às 17h, o grupo segue até a Casa de Frei Galvão e a Paróquia de Santo Antônio.
Na quarta, participam da missa das 18h, no Altar Central da Basílica, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes. A Missa de Encerramento desta 2ª edição do encontro será celebrada na quinta-feira (24), às 11h, na Capela dos Apóstolos – localizada atrás do Nicho de Nossa Senhora Aparecida.
Regional Sul 1
Além do Santuário de Aparecida, a Igreja no estado de São Paulo conta com o Santuário de Frei Galvão e o Santuário de Nossa Senhora da Esperança, em Guaratinguetá, o Santuário do Pai das Misericórdias e o Santuário Diocesano Santa Cabeça, em Cachoeira Paulista, o Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo, em Piquete, e o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, em Tremembé.
“É importante ter consciência que um santuário não é uma paróquia comum, mas é uma pastoral extraordinária, submetida a várias necessidades que suplantam a organização ordinária de uma paróquia. É o que identifica o próprio santuário como um lugar da graça de Deus, do anúncio da mensagem da salvação, da palavra, da misericórdia e da eucaristia”, ressalta padre Diego.
Atualmente, o Regional Sul 1 é composto por 6 Arquidioceses, 36 Dioceses e 6 Regiões Episcopais, divididas em 7 sub-regiões Pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo e Sorocaba.
Ilustrações e seus significados: o livreto da Novena e Festa da Padroeira
Na expectativa para a Novena e Festa da Padroeira 2025, o livreto da edição deste ano já está disponível para os devotos se prepararem para este grande momento de fé junto de Maria.
Missa homenageia Dia de São Camilo de Léllis
Neste 14 de julho, em que se celebra o Dia de São Camilo de Lellis, o Santuário Nacional recebeu a Romaria da Província Camiliana Brasileira para uma celebração.
Dom Orlando envia Família dos Devotos: “Cuide do outro, por amor de Deus”
Ao celebrar os 26 anos da Família dos Devotos, Dom Orlando chamou os fiéis a serem bons samaritanos, descerem do pedestal e cuidarem dos caídos por amor de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.