Neste domingo (23), o Santuário Nacional acolheu milhares de fiéis para celebrar a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, que marca o encerramento do Ano Litúrgico.
A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e contou com a animação conduzida pelo missionário redentorista Pe. Alberto Pasquoto, C.Ss.R. No início, o Padre recordou o sentido da festa proclamando: “Tu és o Rei e o amor é vossa lei”.
Em sua homilia, Dom Orlando convidou a assembleia a aplaudir a Palavra de Deus, lembrando que “a Escritura é a constituição do Reino de Deus”. O arcebispo destacou que tanto a primeira leitura quanto o Evangelho revelam a identidade real de Jesus, o filho prometido a Maria, o descendente do Rei Davi, Aquele diante do qual até os magos se ajoelharam.
“Antes de Jesus nascer, Ele já é proclamado Rei. O anjo disse a Maria: Deus dará a Ele o trono de Davi.”
O arcebispo também destacou que Cristo reina como o Rei da criação, o Rei da Igreja e o Rei que ocupa o primeiro lugar, conforme ensinado por São Paulo: “Tudo foi criado nele. Devemos cuidar do trono de Cristo Rei que é a nossa mãe Terra. Ele é cabeça da Igreja e tem a primazia.”
Um dos momentos mais fortes da homilia veio quando Dom Orlando se voltou ao significado pessoal e existencial desta solenidade. Segundo ele, Cristo deseja reinar não apenas no cosmos ou na história, mas dentro de cada pessoa.
“Jesus quer reinar nos meus pensamentos e nos teus também. Será que Ele é Rei de nossas decisões? ... Ele é Rei dos nossos afetos. Rei dos nossos sentimentos... Ele é Rei dos meus olhos… dos meus ouvidos… do meu coração.”
O arcebispo explicou que cada fiel é chamado a se tornar um trono vivo para Cristo:
“Meu coração é trono de Cristo Rei. Ele prefere este trono a todos os outros.”
Ele também lembrou que nossas mãos e nossos pés devem expressar esse reinado:
“Rei das nossas mãos que levantam os caídos. Rei dos nossos pés que anunciam Cristo Rei.”
Ao recordar a cena do bom ladrão, narrada no Evangelho de hoje, Dom Orlando reforçou que o Reino é aberto a todos:
“Até na última hora podemos entrar no Reino eterno. 'Hoje estarás comigo no meu Reino'.”
No final, convidou cada família a preparar em casa um pequeno espaço para recordar que Jesus reina sobre o lar:
“Que tal termos um lugarzinho na nossa casa para Jesus ser Rei? Para que seja feita a vontade de Deus na nossa família", concluiu.
add Aprenda e reze a oração a Jesus Cristo, Rei do Universo
Confira algumas imagens da celebração eucarística
1/3



Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Missa marca os 125 anos da Editora Santuário e sua missão
Editora Santuário celebra 125 anos de evangelização no Brasil com Missa especial no Santuário Nacional. Confira a entrevista com o Irmão Marco Lucas, C.Ss.R.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.