A manhã deste domingo de Páscoa (20) foi marcada pela celebração da Missa da Ressurreição do Senhor no Santuário Nacional de Aparecida. A solenidade aconteceu às 8h, reunindo fiéis de todo o Brasil para proclamar com júbilo:
“O Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!”.
A celebração eucarística foi iniciada com a acolhida festiva do Coral Arquidiocesano e a saudação do presidente da Santa Missa, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, que destacou a alegria pascal e a certeza da vida nova oferecida por Deus.

Ao longo da celebração, a Liturgia da Palavra recordou o testemunho dos apóstolos sobre o Cristo vivo, como narra a Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos, que apresenta Jesus como aquele que “andou por toda a parte, fazendo o bem”.
Na sequência da proclamação do Evangelho segundo São João (Jo 20,1-9), o momento em que Maria Madalena encontra o sepulcro vazio foi vivido com atenção e silêncio profundo por parte dos romeiros presentes.
A passagem, que culmina na profissão de fé do discípulo amado, revelou a experiência central do cristianismo: a ressurreição de Jesus como fundamento da fé e da esperança.

Na homilia, Dom Orlando destacou:
“Cristo ressuscitou, está vivo e é nosso contemporâneo. Com sua ressurreição, a vida venceu a morte, a luz venceu as trevas, a graça venceu o pecado. E com Ele também ressuscitamos. A fé pascal diz: ‘Se morremos com Ele, com Ele também ressuscitaremos’.”
Ele também ressaltou que “a ressurreição de Cristo é nossa maior esperança. Mesmo em meio às dores e cruzes da vida, cremos que a última palavra é da vida, é do amor, é da ressurreição.”
Durante a Oração da Comunidade, a assembleia rezou para que toda a Igreja testemunhe com coragem a vida nova em Cristo e que a humanidade encontre na força da Ressurreição caminhos de paz, superando a violência e a divisão.
Na Liturgia Eucarística, o momento mais solene da Missa, os fiéis uniram-se em oração, proclamando que Jesus, “verdadeiro Cordeiro, tirou o pecado do mundo; morrendo, destruiu a morte e, ressurgindo, restaurou a vida”. O canto do “Santo” e a proclamação do Mistério da Fé conduziram a comunidade à plena participação no banquete pascal.
1/11











Com a celebração da Eucaristia, a Igreja reafirma sua missão de ser sinal da vida nova que brota da Ressurreição. Renovados pela Páscoa, os fiéis foram enviados a anunciar a todos que Cristo venceu a morte e está vivo.
A Missa de Páscoa coroa as celebrações da Semana Santa, reavivando a esperança no coração do povo de Deus. Mais do que recordar um fato histórico, a Igreja celebra hoje a presença viva do Ressuscitado, que continua a caminhar com os seus.
Reveja a Santa Missa:
🕊️ Cristo ressuscitou verdadeiramente! Celebre a vida nova em Jesus acompanhando os conteúdos especiais da Páscoa no A12. 🔗 Clique aqui e veja mais.
Antes e depois do Terço dos Homens: transformação de vidas pela fé
A Romaria do Terço dos Homens em Aparecida fortalece a fé, promove acolhimento, amizade e partilha, transformando a vida espiritual dos participantes.
Ação solidária do Santuário Nacional premia vencedora de 2025
Santuário Nacional entrega carro da campanha “Dê carona para a Solidariedade” à vencedora Glícia Ramos.
Participe do encerramento do Ano Santo da Esperança na Casa da Mãe
O Santuário Nacional celebra o fim do Ano Santo de 2025 com programação especial ao nível arquidiocesano, que une a devoção à Mãe Aparecida ao encerramento do Jubileu proclamado pelo Vaticano.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.