Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Notícias

Dom Orlando celebra 9 anos como Arcebispo de Aparecida

Durante a Santa Missa, Dom Orlando citou três testemunhos de uma fé madura e corajosa

Escrito por Laís Silva

21 JAN 2026 - 10H40 (Atualizada em 21 JAN 2026 - 11H38)

Mariana Jofre / A12

Nesta quarta-feira (21), os fiéis presentes na celebração eucarística das 9h, no Altar Central do Santuário Nacional, celebraram os nove anos de Dom Orlando Brandes à frente da Arquidiocese de Aparecida.

São nove anos cumprindo sua missão como pastor da Igreja particular de Aparecida e levando o Evangelho a todos, sem distinção.

A Santa Missa foi presidida pelo próprio Arcebispo, concelebrada pelos demais sacerdotes e todos presentes.

Em sua reflexão, Dom Orlando lembrou de três testemunhos de fé madura e corajosa: Davi, o ‘homem da mão seca’ e Santa Inês.

“Primeiro Davi, era um jovenzinho, ainda não era rei, muito fraquinho e teve que enfrentar Golias, um guerreiro forte, poderoso e que fez gozação de Davi. E o que aconteceu? Esse Golias poderoso veio com espada, lanças e escudos para matar o jovenzinho, mas o jovenzinho foi lá no riacho, pegou cinco pedras e colocou no alforge e enfrentou Golias.

Mariana Jofre / A12 Mariana Jofre / A12


O arcebispo lembrou que o gigante Golias adorava outros deuses e fez gozação de Davi, mas o pequeno Davi disse: “você vem com todas essas armações contra mim, mas eu vou te enfrentar em nome do Senhor.” E com uma só pedra, derrubou o poderoso Golias.

Seguindo seu ensinamento, Dom Orlando destacou a passagem bíblica do Evangelho de hoje (Marcos 3,1-6), que conta a história do homem da mão seca.

“Jesus estava na sinagoga, foi pregar e, como Jesus é muito humano, viu lá uma pessoa com a mão seca, uma deficiência física, e que não deveria estar ali, porque naquele tempo era proibido que pessoas com deficiência entrassem na sinagoga. Mas ele mostrou fé, foi lá pedir a Deus, as graças e as bênçãos, foi pedir sua cura. Jesus cheio de misericórdia, compaixão e com grande sensibilidade, viu aquele doente e disse a ele: ‘levanta-te e vem aqui para o centro’, a pessoa foi até ele e Jesus disse: ‘a sua fé te curou’. E, então, ele foi curado.”

Se o homem com a mão seca não tivesse fé e esperança ele não se arriscaria a ir até a sinagoga, sabendo que não era permitido, para pedir a Deus por sua cura, mas com coragem e fé, ele foi e lá encontrou Jesus, que o curou.

Por último, o arcebispo citou o exemplo de Santa Inês, cuja memória a Igreja celebra hoje.

“Outro testemunho de fé, a virgem mártir, Santa Inês, tinha 12 anos, foi educada na fé católica, era pagã e se converteu. Ela dizia: ‘Jesus é o meu esposo, estou casada com Jesus, sou totalmente Dele, quero servi-lo em minha vida’. Mas o filho do governador queria casar com ela, fez a proposta e ela disse: ‘não, já tenho meu esposo’. Ele descobriu que ela era cristã e ele era pagão, ela foi humilhada, torturada e morreu mártir.”

Santa Inês defendeu a fé, o cristianismo, a castidade e não negou sua fé e amor a Deus em nenhum momento, nem na hora de sua morte.

Pela fé em Deus, Davi venceu Golias. Pela fé em Deus, o homem da mão seca foi curado. E pela fé em Deus, Santa Inês viveu para servi-lo e morreu honrando seu amor a Deus.

“Jesus sempre salvou a dignidade humana, e nós temos muita dificuldade em honrar e defender a dignidade humana, seja de quem for”, afirmou Dom Orlando.

A missão de Dom Orlando em Aparecida

Thiago Leon Thiago Leon

Dom Orlando Brandes tomou posse como arcebispo da Arquidiocese de Aparecida no dia 21 de janeiro de 2017, ano do Jubileu do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

No decorrer de 9 anos, vivenciou diversos momentos marcantes na Casa da Mãe Aparecida, entre eles as comemorações dos 300 anos do encontro da imagem, Festas da Padroeira, o impacto da Pandemia de Covid-19, entrega das Fachadas e o Jubileu da Esperança.

Alegramo-nos em acompanhar de perto, há nove anos, o pastoreio e missão de Dom Orlando à frente da Arquidiocese de Aparecida.

add_circle  Acompanhe notícias do Santuário Nacional em a12.com/santuario ou clicando aqui!

Veja a Santa Missa na íntegra


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...