Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 20 SET 2018 - 16H14

Festa da Padroeira 2018: Os hinos de Nossa Senhora Aparecida

Thiago Leon
Thiago Leon

Folheando as três últimas páginas do livro da Novena e Festa da Padroeira do Brasil deste ano, talvez alguns devotos perguntem pelo hino oficial de 2018.

Para acalmar os atentos a este detalhe, a resposta é: não há um hino oficial da Novena e Festa da Padroeira de 2018. Essa decisão foi tomada pela Comissão de Pastoral do Santuário Nacional, a partir de uma reflexão feita por Dom Orlando Brandes, nos primeiros encontros para a escolha do tema e a elaboração do livro da Novena.

Nosso Arcebispo argumentou que há muitos hinos dedicados a Nossa Senhora Aparecida e que o povo devoto já conhece e canta com entusiasmo de coração.

Leia MaisMúsicas para fazer homenagem à Padroeira do BrasilInfelizmente, nem sempre os hinos compostos para cada ano são tão belos e de conteúdo tão significativo quanto os já existentes. Ao mesmo tempo, um dos temas de oração e reflexão para 2018 é o Ano do Laicato, que tem como um dos objetivos incentivar uma maior participação dos leigos nas atividades internas da igreja, começando pelas celebrações. Assim sendo, quanto mais pudermos usar de cânticos já conhecidos, mais participada ficará a novena preparatória e a festa. Além disso, também é bom observar que, nas festas de padroeiros no Brasil, há apenas um hino que perdura ao longo do tempo; o povo se identifica com ele e o reconhece como sendo o oficial. Assim acontece também com a Padroeira do Brasil, quase todos os católicos brasileiros cantam “Viva a Mãe de Deus e nossa”, “Dai-nos a bênção, ó Mãe querida”, “Santa Mãe, Maria”, etc.

Fundamentada nestas afirmações, a Comissão de Pastoral tomou a decisão de escolher para este ano alguns hinos mais populares e mais cantados pelos devotos. Nosso objetivo é homenagear Nossa Senhora Aparecida envolvendo o maior número possível de cristãos leigos e leigas, tanto nas atividades pastorais quanto nas ações litúrgicas. Queremos ouvir o povo soltar a voz e cantar com o coração emocionado.

Padre João Batista de Almeida
Reitor do Santuário de Aparecida


14 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...