Neste 1º Domingo do Advento (30), a Igreja nos convida a rezarmos juntos e a iniciarmos a nossa preparação para vivenciar o Natal.
A Santa Missa do meio-dia, no Altar Central, acolheu fiéis que estavam na Casa da Mãe Aparecida neste domingo, entre eles, aqueles que vieram na Romaria Nacional das Irmandades de São Benedito.
O Missionário Redentorista, Pe. Guilherme Viana C.Ss.R., presidiu a celebração acompanhado dos concelebrantes, os demais sacerdotes presentes.
Em sua reflexão, Pe. Guilherme nos lembrou que o Tempo do Advento é um convite à reflexão e nos dois primeiros domingos somos chamados a meditar sobre a segunda vinda do Senhor.
“O Tempo do Advento nos lembra de uma realidade que já aconteceu, Jesus veio ao mundo pela primeira vez, mas também nos lembra de uma realidade que nós esperamos; a segunda vinda, a sua vinda gloriosa nos finais do tempo. Por isso, lembrando daquela primeira vinda, quando nosso Senhor nasceu na humildade de uma manjedoura em Belém, na pobreza, nós também nos lembramos e nos voltamos para essa esperança, que um dia no final dos tempos Ele virá glorioso, para julgar os vivos e mortos e para levar consigo a sua Igreja”.
Não sabemos nem o dia e nem a hora que o Senhor vai voltar, por este motivo é preciso que sejamos cristãos atentos em nossos atos para estarmos prontos para a vinda Dele.
“Devemos estar constantemente atentos nessa alegre expectativa de alguém que aguarda a vinda do Senhor. Jesus no Evangelho nos diz categoricamente ‘estejais vigilantes, pois não sabeis nem o dia, nem a hora’. Jesus usa até essa imagem de que se o dono da casa soubesse a hora que o ladrão ia chegar, nenhum ladrão roubaria casa nenhuma, pois estaria lá para defender sua casa. Mas nós não sabemos nem o dia, nem a hora, por isso, a atitude do cristão não é estar vigilante em algum momento, mas sim viver em atitude de vigilância, pois nos aguardamos a vinda do Senhor”.
O Missionário Redentorista questionou os fiéis presentes: “Como o Senhor vai nos encontrar quando ele vier?”
E em seguida orientou a todos que é preciso ir ao encontro Dele: “Que Ele não nos encontre parados, pois essa vigilância é uma vigilância ativa que vai. Quando o Senhor vier, que Ele nos encontre indo ao encontro Dele, porque a vida do cristão é esse constante caminhar ao encontro do Senhor”.
Jesus espera de nós a acolhida de alguém que espera a sua vinda e o Tempo do Advento nos auxilia nesta preparação. É preciso que sejamos cristãos que vão ao encontro de Cristo, não podemos nos acomodar.
“O Advento é essa preparação para vivermos o Natal. Que não é apenas uma recordação de um evento passado, mas a atualização de um mistério. Jesus quer nascer em nosso coração”.
O Padre finalizou sua reflexão com um convite para que possamos abrir nosso coração para Cristo.
“Preparemos, irmãos e irmãs, a manjedoura de nosso coração para que nele Jesus nasça."
add Como celebrar o Advento em família? Confira roteiro
Inauguração do Presépio no Santuário marca início do Advento
Inauguração e bênção do Presépio no Santuário convidam os fiéis a acolherem Jesus, o Deus da vida, e a levarem adiante o amor e a paz. Saiba mais!
Santuário distribui sementes em Gesto Concreto de Natal
A Casa da Mãe inaugurou o Presépio de Natal e distribuiu sementes de espécies nativas, unindo fé e cuidado com a Casa Comum, para “Acolher Jesus, o Deus da Vida”.
Veja dicas de como viver a Novena de Natal em família
A Novena de Natal em família fortalece laços, renova a fé e inspira solidariedade, preparando corações para o nascimento de Jesus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.