Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 16 OUT 2019 - 09H06

Jornada Bíblica: Os dez mandamentos

Neste mês, estudaremos os dez mandamentos, presentes em Ex 20,1-21. Esse conjunto de ordens dadas pelo Senhor a Moisés, dirigidas aos israelitas, está entre um dos textos mais importantes da Bíblia e, também, da história ocidental. Quem em nossa civilização nunca ouviu falar dele?

Shutterstock/Adam Jan Figel
Shutterstock/Adam Jan Figel


A
expressão “dez mandamentos” surgiu em Ex 34,28 e em Dt 4,13; 10,4. O termo “decálogo” vem do grego e significa “dez palavras”. O conteúdo dessas ordens está em duas passagens do Pentateuco: Ex 20,1-21 e Dt 5,6-21. Aqui, nesse artigo, enfatizaremos a primeira referência. Então, vamos lá!

De todo o conjunto de Ex 20,1-21, os versículos 1.18-21 compõem uma moldura para o núcleo onde estão os dez mandamentos, ou seja, os v.2-7. O contexto literário mais amplo desse texto é o da manifestação de Deus no Monte Sinai (cf. Ex 19,16-25). O Senhor apareceu e, depois, Moisés comunicou aos israelitas tudo o que lhe foi dito (cf. Ex 20,1).

Deus se dirige diretamente aos israelitas, emitindo os Dez Mandamentos – o Decálogo – como base de seu pacto ou aliança com eles. Nesse sentido, é interessante notar que o relato contém elementos do padrão de tratado ou contrato de um senhor e seu vassalo muito comum no antigo Oriente Próximo: Deus se identifica (cf. Ex 20,2a), descreve seu relacionamento passado com os israelitas (cf. Ex 20,2b), descreve suas obrigações para com ele (cf. Ex 20,3-17) e declara as consequências para quem obedecer ou desobedece (cf. Ex 20,18-21; 23,20-33).

Os primeiros quatro mandamentos definem o relacionamento dos israelitas com Deus e os distinguem de outros povos antigos: eles devem servir ao único Deus, não adorar falsos deuses, devem honrar a natureza de Deus, representada pelo seu nome), e imitá-lo em seu trabalho e descanso (cf. Ex 16,29-30).

Os últimos seis mandamentos fluem, naturalmente, da observação dos primeiros quatro - eles estabelecem fronteiras sociais entre os próprios israelitas. Honrar os outros em todos os níveis e em todos os relacionamentos está no cerne desses mandamentos (cf. Mt 22,37-40).

ESTUDOS BÍBLICOS


1ª SEMANA: As leis na Bíblia;

Na primeira semana de estudos, trabalharemos quais são as leis que encontramos na Bíblia, os tipos e conjuntos de leis que estão presentes na narrativa bíblica.

2ª SEMANA: O estudo dos dez mandamentos (parte 1);

Na segunda semana de estudos, vamos nos aprofundar e aprender sobre os primeiros mandamentos de forma a analisarmos cada um deles. Comentaremos um por um.

3ª SEMANA: O estudo dos dez mandamentos (parte 2);

Na terceira semana de estudos, daremos continuidade ao nosso aprofundamento na segunda parte dos 10 mandamentos. Analisaremos cada um dos mandamentos.

4ª SEMANA: Jesus, a Igreja e os dez mandamentos.

Na quarta semana de estudos, veremos como Jesus tratou os 10 mandamentos e como eles estão presentes no Novo Testamento e veremos também como a igreja deu continuidade aos 10 mandamentos.

Clique aqui para conferir todos os conteúdos da Jornada Bíblica do Santuário de Aparecida.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...