Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 08 OUT 2018 - 14H22

Missa homenageia vida e obra de Dom Aloísio Lorscheider

Santuário acolhe a chegada dos restos mortais do cardeal, que será sepultado na Capela da Ressurreição

Ivan Simas
Ivan Simas
Missa em homenagem a Dom Aloísio Lorscheider

Com uma celebração especial, presidida pelo Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), aconteceu nesta sexta-feira (5), no Altar Central do Santuário Nacional, o início do tríduo preparatório da trasladação dos restos mortais de Dom Aloísio Lorscheider, terceiro Arcebispo de Aparecida (SP).

Antes da santa missa, Padre José Roberto Luciano, C.S.s.R, destacou a importância do trabalho e legado do cardeal nos locais por onde passou, principalmente Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Aparecida (SP), e anunciou o tema do dia: "Dom Aloísio: e a devoção à Nossa Senhora Aparecida".

Ivan Simas
Ivan Simas
Dom Damasceno celebra missa em homenagem a Dom Aloísio

Emocionado por comandar esse momento, Dom Damasceno enalteceu o tríduo e o legado do cardeal: "Dom Aloísio foi catequista do Brasil. Teve ação destacada no Santuário de Aparecida, com o início dos trâmites para criação da TV Aparecida, do Centro de Apoio ao Romeiro e Campanha dos Devotos".

O celebrante ressaltou a devoção e amor de Dom Aloísio por Nossa Senhora. "A Mãe de Jesus sempre foi inspiração maior na vida de Dom Aloísio. Assim como Maria, ele teve um caminho de dores, interrogações e escuridão, mas renovou sua fé dia após dia, aos pés da cruz. Para ele, formar-se na escola de Maria é formar-se na escola de Jesus".

A vida de entrega e luta pelos direitos dos menos favorecidos e pobres também foi destaque na homilia do cardeal. "Dom Aloísio experimentou muitas cruzes ao longo de sua vida. Um dos maiores exemplos de sua luta pelos oprimidos, foi quando, em uma visita ao presídio, foi sequestrado por um dos presos e se colocou como escudo humano para protegê-lo. Após o ocorrido, realizou um trabalho com a pastoral carcerária", destaca Dom Damasceno.

Por fim, o Arcebispo Emérito agradeceu pela vida do colega. "A presença dos restos mortais de Dom Aloísio é um momento único para a Arquidiocese de Aparecida. Obrigado, Senhor, por sua vida e que ele tenha a vida eterna, amém", concluiu.

O tríduo preparatório continua nesta sábado (06) e domingo (07), no Santuário. Na segunda-feira (08), ocorre a cerimônia de sepultamento dos restos mortais de Dom Aloísio na Capela da Ressurreição.

Confira os próximos temas:

Dia 06 de outubro, às 9h - Dom Aloísio na Igreja

Dia 07 de outubro, às 8h - Dom Aloísio e a Arquidiocese

Dia 08 de outubro, às 8h30 - Dom Aloísio e o Santuário Nacional

Leia Mais4 anos da transladação dos restos mortais de Dom Aloísio Lorscheider para o Santuário NacionalDom Aloísio Lorscheider: o fundador da Campanha dos Devotos






Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...