Notícias

Casa do Pão no Santuário celebra dezesseis anos do seu lançamento

O local homenageia a cidade de Belém, local onde, segundo a Bíblia e a Tradição Católica, nasceu Jesus

Escrito por Marília Ribeiro

05 OUT 2018 - 16H54 (Atualizada em 10 AGO 2023 - 10H14)

A12

Leia MaisA festa do Senhor Bom Jesus no Santuário de Pirapora (SP)A Casa do Pão, no Santuário Nacional de Aparecida, celebra nesta quarta-feira (09) os dezesseis anos de inauguração.

A padaria-escola mantida pelo Santuário Nacional educa e introduz os jovens no mercado de trabalho desde 2007, com o curso profissionalizante de Padeiro Industrial.

A Casa do Pão ainda homenageia a cidade de Belém, local onde, segundo a Bíblia e a Tradição Católica, nasceu Jesus. Isto porque o nome do lugar, Bet-Léhem, significa, em hebraico, “a casa do pão”.

Assim como a pequena cidade de Judá mudou a história do mundo ao sediar o nascimento de Cristo, a Casa do Pão atua na mudança da vida de quem por ali passa.

O espaço garante não apenas alimentação aos visitantes, mas a esperança de uma vida digna para quem teve sua vida transformada pela milenar arte da fabricação dos pães.

O pão de Nossa Senhora

Entre as inúmeras atividades que os romeiros mais gostam de fazer no Santuário Nacional está a compra do Pão de Nossa Senhora. Os devotos adquirem o produto para si ou para os amigos e parentes, como registro da visita na Casa da Mãe.

De acordo com o Missionário Redentorista Pe. Camilo Júnior, quando compram o Pão de Nossa Senhora, as pessoas têm a missão de assumir um compromisso.

Quando o romeiro vem ao Santuário de Aparecida e, na Casa do Pão adquire o Pão de Nossa Senhora, ele adquire não só um pão que vai saciar a fome do estômago, mas também um ensinamento bonito: quando eu aprendo de Maria a partilhar a vida, eu tenho um olhar mais atento às necessidades das pessoas. Por isso, quando as pessoas partilham o Pão de Nossa Senhora, elas também assumem o compromisso de ter mais amor e enxergar a fome e a dor das pessoas”, detalhou o sacerdote.

Pe. Camilo também explica que o pão tem um simbolismo muito importante para a fé dos Cristãos. “Temos na imagem do pão a presença bonita do próprio Cristo, que quis se fazer pão, para ser também alimento na nossa vida.”

Dessa forma, quando você estiver de passagem pelo Santuário de Aparecida e optar por adquirir um Pão de Nossa Senhora, tenha a consciência do importante compromisso que cada cristão tem ao partilhar o pão.

Quanto mais amor houver em meu coração, menos necessitados haverá no meio de nós. Então, a partilha do pão que fazemos com as mãos, deve ser a expressão da partilha do amor que Cristo colocou em nosso coração”, pontua Pe. Camilo.

Segundo a nutricionista da Casa do PãoCamila Monteiro, a composição do tradicional produto é bem simples: “trigo, fermento, manteiga, sal e amor”.

19 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...